Acompanhamento ginecológico é essencial: entenda

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao contrário do que normalmente acontece com outras especialidades médicas, o ginecologista em madureira não deve ser procurado apenas em casos de dor ou suspeita de problemas! Ele é o médico da mulher e é responsável pela saúde dela em todos seus aspectos. Obviamente, esse especialista ajuda em caso de necessidade clínica, mas também é extremamente importante para orientação e prevenção. Nesse sentido, a observação ginecológica deve ser um hábito, porque é necessário em todas as etapas da vida da mulher.

Ginecologista em madureira é muito importante: entenda o que esse especialista faz

Presente na vida da mulher desde a primeira menstruação, o ginecologista em madureira é o especialista que cuida do sistema reprodutor feminino, mas também da saúde da mulher de forma geral. Dúvidas sobre saúde sexual, planejamento familiar e muitas outras como acne, puberdade e mais, podem ser tiradas com esse especialista. Inclusive, quem acompanha a gestação desde a descoberta até o parto também é esse profissional. Sendo assim, ter uma certa frequência de consultas ao longo da vida é essencial. Saiba mais:

Quando ir a primeira vez no ginecologista em madureira?

Sabemos que o corpo de uma mulher passa por uma série de mudanças na transição entre a infância e a vida adulta. Portanto, a observação ginecológica deve começar exatamente no estágio em que os hormônios começam a causar mudanças no corpo da menina; geralmente entre 11 e 15 anos. Se não houver necessidade prévia, a primeira visita ao ginecologista em madureira deve ocorrer neste momento em que o corpo assume uma nova forma. Ou seja, quando os pêlos pubianos aparecem, o desenvolvimento dos seios e o aparecimento do primeiro período menstrual..

Manter acompanhamento previne câncer

O câncer que mais afeta as mulheres é o de mama. É necessária uma visita anual ao ginecologista em madureira, pois o especialista examina as mamas da paciente e realiza mamografia em caso de anormalidades. Portanto, é possível detectar a doença em um estágio inicial e fornecer melhores formas de tratamento. Se o câncer de mama é o mais grave para as mulheres atualmente, o câncer do colo do útero vem em segundo lugar. Portanto, o exame citológico é crucial para fazer um diagnóstico e aumentar as chances de tratamento, se identificado.

 

O ginecologista trata problemas menstruais e doenças sexuais

Todas as doenças sexualmente transmissíveis podem e devem ser tratadas pela ginecologista em madureira. Inclusive, esse especialista também trata irregularidades na menstruação. Após a menarca, muitas mulheres têm que lidar com cólicas menstruais, fluxo irregular e dores crônicas. Esses sintomas podem indicar anomalias nos ovários e no útero, e devem ser comunicadas ao ginecologista. Por meio da consulta, o médico pode avaliar os sintomas do paciente e adequar um tratamento para controlar e regular o ciclo menstrual.

 

Conte com ginecologistas na Rio Norte Saúde em Madureira, RJ

Manter a saúde em dia é muito importante, sendo assim, manter uma frequência de consultas com o ginecologista em madureira é mais do que importante para saber como está a saúde do aparelho reprodutor e da saúde de modo geral da mulher. Aproveite e agende agora!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra