Setembro Amarelo e a Importância dos Cuidados com a Saúde Mental

Tempo de leitura: 3 minutos

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e não deve ser negligenciada. Nunca antes na história essa questão foi tão relevante como nesse período pós pandemia, sendo fundamental para assumir o compromisso de ajudar e ouvir quem precisa. Pensando nisso, o mês de setembro é conhecido pela campanha Setembro Amarelo, cujo foco é conscientizar e ajudar contribuindo com a prevenção, para que seja possível evitar que a depressão leve ao suicídio. 

Setembro Amarelo: por que é importante cuidar da nossa saúde mental?

A saúde mental é um estado de bem-estar do qual você está ciente e faz você se sentir confortável com suas próprias habilidades mentais e físicas. Você é capaz de trabalhar de forma produtiva, bem como fazer contribuições positivas para a sociedade. E você também pode enfrentar os desafios e dificuldades que o desenvolvimento diário da vida lhe impõe.

A importância disso se deve, principalmente, ao fato de que, sem saúde mental, a pessoa é incapaz de funcionar adequadamente na sociedade, incluindo no local de trabalho e pode ter a sua saúde física comprometida, gerando patologias e doenças que podem se tornar crônicas.

Desse modo, você deve cuidar da sua saúde mental por diversos motivos, incluindo para:

  • Aumentar a produtividade e ser capaz de tomar decisões mais oportunas e concretas, mesmo em tempos de alta pressão de trabalho, por exemplo;
  • Melhorar as relações sociais, de modo que depressão e outras condições não interfiram nos seus relacionamentos interpessoais;
  • Melhorar a saúde física. Afinal, um corpo saudável só é possível com uma mente sã. Por isso, uma boa saúde mental favorece a saúde física, ao impedir que a mente emita sinais inadequados que produzem efeitos físicos;
  • Manter atitudes e pensamentos positivos, permitindo que você seja otimista e encontre algo de bom em todas as ocasiões, por mais adversas que sejam para você. Dessa forma, possibilita que você espere o melhor para si mesmo em qualquer situação e aproveite plenamente cada dia da vida.
Setembro Amarelo e a Importância dos Cuidados com a Saúde Mental

Como ter uma boa saúde mental?

Existem diversas recomendações que ajudam as pessoas a terem uma boa saúde mental. Entre elas, podemos citar:

  • Ter bons hábitos alimentares;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Manter um bom relacionamento interpessoal;
  • Evitar o consumo de tabaco e de álcool;
  • Dormir pelo menos 8 horas todas as noites;
  • Realizar atividades tanto sociais e recreativas, quanto culturais e esportivas;
  • Ter o hábito da leitura, que ajuda a melhorar a atenção e a memória, bem como aumentar a motivação e, ao mesmo tempo, reduzir o estresse.

Cuide da sua saúde!

Como deu para perceber, a saúde mental é importante para manter o cérebro e o corpo saudáveis, especialmente na velhice. Por isso, lembre-se sempre que a sua mente e a sua saúde valem a pena. Portanto, não deixe os cuidados com ela para depois. Agende agora mesmo as suas consultas com psicólogo e neurologista em Madureira, além dos seus exames na Rio Norte Saúde. Entre em contato conosco pelo site, telefone ou WhatsApp!