Conheça as 5 doenças mais comuns durante o outono

Tempo de leitura: 3 minutos

As oscilações de temperatura e umidade típicas do outono aumentam a concentração de poluentes na atmosfera e a incidência de doenças respiratórias, especialmente entre alérgicos, crianças e idosos. Mas, quais as 5 doenças mais comuns durante o outono

Doenças comuns durante o outono: sintomas, prevenção e tratamento

Durante o outono, as temperaturas ficam mais baixas, a umidade também cai e o ar fica mais seco. É o cenário perfeito para que os casos de doenças respiratórias e alérgicas causadas por vírus, bactérias, fungos e ácaros aumentem. 

Basicamente, é possível dizer que as 5 doenças mais comuns durante o outono são: gripe, rinite, sinusite, resfriado e pneumonia. Se você sofre com a sua saúde durante esta época do ano, é importante conhecer os sintomas e como tratá-los. 

Rinite

A rinite é uma inflamação causada por irritação na mucosa que reveste o nariz. Alguns agentes externos que são muito frequentes no outono, como poeira, mofo, pelos de animais e ácaros, podem desencadear as crises de rinite alérgica. 

Os principais sintomas são espirros, nariz escorrendo, irritação nos olhos, coriza e coceira no nariz e na garganta. Antialérgicos e descongestionantes são parte do tratamento, assim como analgésicos e antitérmicos podem ser necessários. 

Sinusite

Já a sinusite é a inflamação das mucosas da face que ficam ao redor do nariz (maçãs do rosto) e na região dos olhos. O fluxo das secreções é interrompido, causando dor de cabeça, nariz congestionado, secreção nasal, coriza, tosse, febre, dor na face.

Descongestionantes, antialérgicos, analgésicos, corticóides e, no caso de infecção bacteriana, o uso de antibióticos, também podem ser indicados para controle dos sintomas e controle do quadro de sinusite, que pode ser aguda ou crônica. 

Gripe

A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus influenza. A doença é extremamente contagiosa e afeta as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões). Transmitida pelo ar, os sintomas incluem febre alta e abrupta, dores musculares, dor de cabeça e fadiga. 

O tratamento inclui muito repouso, boa alimentação e hidratação. Para alívio dos sintomas, analgésicos, antitérmicos e descongestionantes podem ser indicados pelo médico. É importante ter acompanhamento especializado para evitar complicações. 

Resfriado

O resfriado é uma infecção leve que afeta as vias aéreas superiores (nariz e garganta). As causas são vírus, alergias ou bactérias. Os sintomas mais comuns são coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta.

Embora seja frequentemente confundida pela população com a gripe, os sintomas são mais brandos. Além disso, vale lembrar que a gripe é causada por um vírus específico (influenza). Repouso, muito líquido e boa alimentação são essenciais no tratamento. 

Pneumonia

É uma infecção aguda causada por bactérias ou vírus que atingem os pulmões. Uma crise de bronquite ou gripe mal cuidada pode evoluir para pneumonia, que causa dificuldade para respirar, febre alta, chiado no peito, tosse com catarro, calafrios e respiração ofegante.

O tratamento é realizado com uso de antibióticos e analgésicos. A internação do paciente para administração de medicamentos na veia e/ou uso de oxigênio pode ser necessária em casos mais graves da doença, em que a oxigenação do sangue é prejudicada.

Evitar locais fechados, lavar bem as mãos e higienizar as vias respiratórias, manter a casa arejada e ventilada são ações que podem prevenir o desenvolvimento dessas e outras doenças comuns durante o outono

Cuide da sua saúde em Madureira com a Rio Norte Saúde

A equipe da Rio Norte Saúde possui profissionais especializados no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias em Madureira. Agende sua consulta.