Como descobrir o sexo do bebê com ultrassom?

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde o início da gestação, papais e mamães ficam cheios de dúvidas e expectativas sobre o futuro. O sexo do bebê é uma das principais curiosidades apresentadas. Embora não seja a única e principal indicação do exame, o ultrassom é primordial neste contexto.

Além disso, muitas gestantes e seus parceiros ou parceiras têm um questionamento comum: como descobrir o sexo do bebê com ultrassom? Afinal, embora seja um exame de imagem é necessário aguardar algumas semanas para visualizar a informação. 

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de exame de imagem, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o ultrassom obstétrico e morfológico.   

Ultrassom durante a gestação: para que serve e como funciona

É muito comum que as gestantes demonstrem desejo de saber se o bebê que esperam será menino ou menino. Muitas delas preferem planejar a decoração do quarto, o enxoval e o nome com base em informações concretas e confiáveis para evitar surpresas. 

Essa é uma das funções do ultrassom: possibilitar que o médico identifique o sexo do bebê através de imagens do feto. Mas, essa não é a única e principal indicação para que o ultrassom durante a gestação seja realizado. O exame também serve para:

  • calcular a idade gestacional;
  • avaliar a vitalidade do feto;
  • analisar a posição do saco gestacional;
  • saber como está o fluxo sanguíneo para a placenta;
  • identificar malformações ou alterações cromossômicas.

O ultrassom, também chamado de ultrassonografia ou ecografia, é um exame de imagem simples, mas extremamente importante, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens e vídeos que possibilitam avaliar o desenvolvimento do bebê. 

Quando fazer ultrassom para descobrir o sexo do bebê?

A gestante realiza diferentes tipos de ultrassom. Para descobrir o sexo do bebê com ultrassom, por exemplo, é realizado o ultrassom morfológico no segundo semetre.

Primeiro trimestre

No primeiro trimestre, o ultrassom transvaginal ou endovaginal visualiza os órgãos internos da cavidade pélvica para descobrir o tempo de gestação, avaliar a placenta, visualizar se a gravidez é eutópica, acompanhar o crescimento e o batimento cardíaco do bebê. 

Segundo trimestre

O ultrassom morfológico, feito no segundo trimestre, permite o diagnóstico de malformações, a visualização do sexo do bebê, a avaliação da estrutura do feto, analisar as condições da placenta e do líquido amniótico, diagnosticar placenta prévia e visualizar o comprimento do colo uterino para prevenir risco de parto prematuro. 

Terceiro trimestre

No terceiro e último trimestre, o ultrassom obstétrico consegue visualizar o bebê por completo, avaliar as condições da placenta e a quantidade de líquido amniótico, analisar se o crescimento e o desenvolvimento estão adequados, visualizar a posição do bebê dentro do útero e acompanhar possíveis quadros já diagnosticados.

Para descobrir o sexo do bebê com ultrassom, é necessário que o bebê esteja em uma posição favorável, que as imagens obtidas sejam de boa qualidade e que o profissional responsável seja bem experiente e qualificado para analisar o exame. 

Faça ultrassom gestacional em Madureira com a Rio Norte Saúde

Com a Rio Norte Saúde você faz o acompanhamento pré-natal completo e ainda pode realizar ultrassom em Madureira para descobrir o sexo do bebê com preços acessíveis. Agende agora o seu exame e saiba se é menino ou menina.