Confira quais são as principais causas de coceira no corpo

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma coceira na pele que seja leve e de curta duração é comum. No entanto, às vezes, o problema pode ser grave e muito frustrante de se conviver. Afinal, trata-se de uma sensação desconfortável, irritante e incontrolável que dá vontade de coçar a área afetada para aliviar. Como ela pode ocorrer por diversos motivos, é importante saber quais são as principais causas de coceira no corpo e, em alguns casos, procurar um dermatologista em Madureira, principalmente se a causa não for óbvia.

Quais são as causas de coceira no corpo? Conheça as principais

Há muitos motivos pelos quais sua pele pode coçar. A seguir, você confere as principais causas de coceira no corpo:

Irritação e reações alérgicas

Nossa pele pode desenvolver uma reação alérgica a muitas coisas. Picadas de insetos, pelos de animais, plantas, alimentos, medicamentos, tecidos, cosméticos, produtos de limpeza, poeira, ácaro e suor excessivo são apenas alguns dos exemplos. Qualquer um desses fatores podem irritar a pele. Às vezes, inclusive, chegam a causar uma reação alérgica. 

Se isso ocorrer, você provavelmente terá uma erupção na pele e uma coceira incontrolável. Os episódios podem ser leves ou graves, e surgirem em uma situação isolada ou frequentemente se você possui tendência a ter alergias.

Para obter alívio, é necessário descobrir o que está causando a reação alérgica, de forma que você possa parar de tocar ou usar o que causa a erupção cutânea. Isso pode ser desafiador e geralmente requer a ajuda de um dermatologista em Madureira.

Infecções e doenças de pele

A lista de infecções e doenças de pele que podem causar coceira intensa é longa e inclui:

  • Psoríase;
  • Micose;
  • Escabiose;
  • Herpes;
  • Impetigo;
  • Candidíase cutânea;
  • Dermatite atópica, seborreica, de contato e herpetiforme.

Ressecamento da pele

A pele extremamente seca pode causar coceira intensa, o que pode ser especialmente ruim no inverno e quando o clima estiver mais seco. Conforme você envelhece, torna-se ainda mais comum.

Nestes casos, para aliviar a coceira é importante conversar com o seu dermatologista em Madureira, a fim de obter as melhores recomendações de produto para a sua pele. Mas, de forma geral, as dicas são: não tome banhos demorados e com água muito quente, use sabonetes suaves, hidrate sua pele após o banho, beba muito líquido para se manter hidratado e use um umidificador.

Outras condições

Outras condições, que não estão diretamente ligadas à pele, podem atingir a corrente sanguínea e apresentar, como um dos sintomas, a coceira na pele. É o caso, por exemplo, de:

  • HIV;
  • Câncer;
  • Doenças das vias biliares;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Doenças endocrinológicas;
  • Infecções virais;
  • Neuropatias.

Entre as causas de coceira no corpo, outra possibilidade é a de origem psicológica, também chamada de prurido psicogênico.

Esse tipo de coceira pode surgir em pessoas que apresentam doenças como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, distúrbio obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dependência de drogas ou distúrbios da personalidade, por exemplo.

Agende uma consulta com um dermatologista em Madureira

Se as causas de coceira no corpo não forem aparentes, considere procurar um dermatologista em Madureira. Esse especialista também deve ser procurado caso a coceira seja grave, te distraia de suas atividades de rotina diárias ou te impeça de dormir. 

Outros sinais que indicam a necessidade de consultar um médico é caso a coceira dure mais de duas semanas e não melhore com medidas de autocuidado; acontece de repente e não pode ser facilmente explicada; afeta todo o seu corpo; é acompanhado por outros sinais e sintomas, como perda de peso, febre ou suores noturnos.

Caso você tenha um ou mais desses sintomas, ou simplesmente não sabe o motivo de sentir tanta coceira na pele, entre em contato agora mesmo com a Rio Norte Saúde e agende uma consulta com um dermatologista em Madureira! Assim, você fica mais tranquilo e pode cuidar da sua saúde, pois tomamos todas as precauções e cuidados com o nosso atendimento, e todas as medidas de segurança e higiene são seguidas à risca, evitando assim novos casos de COVID-19.