Colposcopia: respondendo as principais dúvidas sobre esse exame

Tempo de leitura: 4 minutos

A colposcopia é um exame que pode ser pedido pelo seu ginecologista em Madureira com o objetivo de avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada. Isto é, buscando sinais que podem indicar uma inflamação​ ou, ainda, a presença de doenças, tais como HPV e câncer.

Esse é um procedimento simples, que pode fazer parte do check-up de rotina e, assim, deve ser realizado anualmente. No entanto, também pode ser solicitado como complemento caso haja alguma alteração no resultado de outros exames.

Embora algumas vezes os assuntos relacionados à higiene e saúde íntima sejam tratados como um tabu, eles não são. Portanto, neste artigo, conheça mais sobre a colposcopia em Madureira e tire suas dúvidas.

Dúvidas frequentes sobre a colposcopia

Principalmente se você nunca fez esse procedimento antes, é normal que se sinta ansiosa em relação à colposcopia. Saber o que esperar durante a realização do exame, então, pode te ajudar a se sentir mais confortável.

Por isso, confira a seguir as respostas para as principais dúvidas frequentes sobre colposcopia:

Para que serve a colposcopia?

A colposcopia permite a observação direta e a análise dos tecidos presentes na vulva, vagina e útero. Assim, é realizada para identificar alterações celulares benignas e malignas, que podem indicar tumores e sinais de infecções.

Esse exame também serve para procurar outras condições de saúde, como verrugas genitais ou pólipos, que são tumores não cancerosos.

Por que esse exame foi solicitado pelo seu ginecologista em Madureira?

Não é nenhuma novidade que o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a cura da maioria das doenças. Com a saúde íntima feminina, isso não é diferente. Dessa forma, o check-up ginecológico é composto de diversos exames preventivos que devem ser feitos anualmente pelas mulheres.

Esses exames ginecológicos de rotina incluem a colposcopia, que pode ser solicitada pelo seu médico para garantir o seu bem-estar e a sua saúde, e diagnosticar precocemente, monitorar ou, ainda, tratar algumas condições médicas.

Na maioria dos casos, contudo, a colposcopia em Madureira é indicada quando o Papanicolau tem resultados anormais.

Além disso, você também pode fazer uma colposcopia se tiver experimentado sexo doloroso, sangramento vaginal inexplicável ou sangramento após a relação sexual. Neste contexto, o exame é realizado para procurar possíveis explicações para esses sintomas.

Colposcopia com biópsia ou sem?

A colposcopia sem biópsia é um exame simples e rápido. Para a sua realização, você precisará ficar em posição ginecológica. 

Durante o exame, caso sejam identificadas alterações, uma pequena amostra da região pode ser coletada para que seja realizada a biópsia. Dessa forma, será possível saber se a alteração identificada é benigna ou maligna.

Como se preparar para o exame?

Para se preparar para a colposcopia, é importante seguir todas as orientações do ginecologista em Madureira e da clínica onde o exame será realizado.

No geral, as recomendações são não estar menstruada e não utilizar duchas vegetais, cremes e medicamentos íntimos, bem como não ter relações sexuais nas 72h que antecedem o exame. 

Existe algum risco ou contra-indicação?

A colposcopia é um procedimento seguro que apresenta poucos riscos. Raramente, podem ocorrer algumas complicações quando é realizada a colposcopia com biópsia, como por exemplo:

  • Infecção;
  • Dor pélvica;
  • Sangramento forte.

Em relação às contra-indicações, o exame deve ser realizado em mulheres que sejam ou já foram sexualmente ativas. Para mulheres virgens, é indicada a vulvoscopia.

O que esperar após uma colposcopia?

A região pélvica pode ficar um pouco dolorida por alguns dias após a colposcopia. Além disso, você pode sentir algumas cólicas semelhantes às menstruais por um ou dois dias depois. 

Caso tenha feito a colposcopia com biópsia, provavelmente terá algum sangramento imediatamente depois, com manchas leves ou secreção de cor escura por alguns dias. Evite usar tampões, dê preferência para absorvente externo ou protetor diário. 

Agende a sua colposcopia em Madureira!

Para continuar atendendo a todos, a Rio Norte Saúde adota procedimentos seguindo todas as recomendações de saúde, limpeza, segurança e higiene solicitados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o objetivo de conter a transmissão de COVID-19.

Portanto, agora que você já sabe as respostas das suas principais dúvidas sobre esse exame, agende a sua colposcopia em Madureira agora mesmo na Rio Norte Saúde! Somos uma policlínica completa e estamos sempre preparados para prestar um atendimento individualizado, humanizado e seguro, para que você possa cuidar da sua saúde. 

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra