Quando a Mulher Deve Procurar o Urologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já ouviu falar que urologista é o “médico do homem”, saiba que a informação não está errada. Na verdade, está meio certa. Isso porque, sim, o urologista atende pacientes do sexo masculino, mas também atua no tratamento de mulheres em casos específicos. Neste cenário, quando a mulher deve procurar o urologista? Entenda a seguir.

Urologista: mulheres também devem consultar o especialista

A urologia não se restringe às doenças e alterações relacionadas ao sistema reprodutor masculino e à próstata. Pelo contrário, o profissional dessa especialidade também atua no diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o trato urinário feminino.

Dessa forma, a mulher deve procurar o urologista sempre que apresentar sintomas e alterações nos hábitos relacionados à frequência e ao fluxo de micção. Alguns dos sintomas que devem acender o sinal de alerta para a necessidade de atendimento médico incluem:

  • Gotejamento;
  • Desconforto ao urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Diminuição do fluxo urinário;
  • Presença de sangue na urina;
  • Aumento da frequência urinária.

Ou seja, o atendimento do médico urologista não se limita aos homens, tampouco é correto afirmar que o ginecologista é o único responsável por acompanhar a saúde das mulheres. E quais são as doenças e patologias diagnosticadas e tratadas por um urologista?

Quais doenças as mulheres tratam com o urologista?

Quais doenças as mulheres tratam com o urologista?

Agora que você já sabe quais sintomas indicam a necessidade de consultar um especialista, vamos falar sobre quais doenças são tratadas pelo urologista. As principais são: infecção e incontinência urinária, cistite intersticial, bexiga hiperativa e pedras nos rins.

A infecção urinária consiste na presença de micro-organismos no trato urinário, enquanto a incontinência urinária é caracterizada pela perda de urina sem controle de forma involuntária após tossir, rir, espirrar ou mesmo sem que ocorra nenhum estímulo.

Já a cistite intersticial é uma inflamação da bexiga que pode ser resultado de uma infecção urinária, por exemplo. A bexiga hiperativa é uma vontade incontrolável de urinar várias vezes e as pedras nos rins são pequenos cristais que causam dor intensa.

Não tenha preconceitos sobre urologista. Tanto homens quanto mulheres são tratados pelo especialista e ter acompanhamento profissional é fundamental para a sua saúde.

Saúde feminina, consulte um urologista na Rio Norte Saúde

A saúde feminina deve ser levada a sério pelas pacientes e quanto antes for realizado o diagnóstico dessas e de outras doenças, maiores as chances de sucesso no tratamento. Mas é necessário consultar o especialista adequado e garantir que seja um profissional qualificado, experiente e confiável para evitar problemas futuros.

Na Rio Norte Saúde temos uma infraestrutura completa e uma equipe de ponta para garantir que você realize exames e tratamentos de acordo com a sua necessidade, sempre priorizando a sua saúde e o seu bem-estar. Urologistas e ginecologistas fazem parte do nosso quadro e você pode ser acompanhado de forma multidisciplinar. Para que isso seja possível, basta agendar sua consulta o quanto antes.