Colposcopia: o que é e quando fazer esse exame?

Tempo de leitura: 3 minutos

A colposcopia é um exame ginecológico utilizado para detectar precocemente o câncer cervical. Normalmente, não é um procedimento solicitado como parte do check-up das mulheres. Na verdade, costuma ser realizado apenas quando o papanicolau mostra células anormais ou quando o ginecologista em Madureira requer um teste para confirmar alguma suspeita. Por não ser feito anualmente, quando surge esse nome no pedido médico, muitas pacientes ficam com dúvidas: o que é colposcopia e quando é preciso fazer esse exame?

No artigo de hoje da Rio Norte Saúde, você vai descobrir a resposta para essas duas perguntas. Portanto, continue a leitura!

O que é colposcopia?

A saúde feminina, infelizmente, ainda é considerada um tabu. Mas não deveria! É muito importante falarmos sobre o que é colposcopia, quando deve ser realizada e tirar todas as dúvidas sobre esse procedimento ginecológico.

Então, antes de mais nada, vamos entender exatamente o que é colposcopia? Bom, trata-se de um exame que permite uma visão ampla da vulva, vagina e períneo, mas principalmente da superfície do colo do útero. 

Inclusive, graças ao uso de um colposcópio, dispositivo equipado com lentes de aumento, é possível que o médico observe detalhadamente o interior da cérvix. Isso porque o colposcópio amplia a imagem várias vezes, permitindo ver os tecidos com mais clareza.

Assim, esse é um exame utilizado para identificar possíveis lesões já cancerosas e células patológicas capazes de evoluir para formações tumorais ou cancerosas. Também permite a retirada de biópsias, isto é, amostras de áreas suspeitas para estudo posterior em laboratório.

De modo geral, portanto, com a colposcopia em Madureira, pode-se:

  • Confirmar ou descartar a presença de HPV;
  • Observar alterações no colo do útero, vagina e vulva;
  • Detectar câncer cervical;
  • Detectar infecções vaginais causadas por fungos ou bactérias.

O procedimento normalmente leva menos de 30 minutos e você pode retornar às suas atividades diárias imediatamente. Se forem encontrados problemas, você e seu médico irão considerar as opções de tratamento. 

Quando deve ser feita uma colposcopia em Madureira?

Outro questionamento bastante comum é sobre quando fazer a colposcopia. Geralmente, esse exame é solicitado pelo médico quando a paciente realizou um Papanicolau e, nos resultados, foram detectadas células anormais que podem ser cancerosas ou precursoras do câncer do colo do útero. 

Essas células anormais também podem ser causadas por infecções, como o HPV  (papilomavírus humano) , um vírus que pode ser transmitido de uma pessoa para outra através da relação sexual. 

Além disso, a colposcopia em Madureira pode ser solicitada se o médico suspeitar de que há presença de alguma patologia cervical após um exame ginecológico. Ademais, o procedimento pode ser feito periodicamente para monitorar as pacientes que tenham um histórico de infecção por HPV ou câncer.

Agende o seu exame na Rio Norte Saúde!

Na Rio Norte Saúde você agenda o seu exame sem precisar sair de casa, pelo site, por telefone ou até mesmo pelo WhatsApp. É mais conforto e comodidade para cuidar da sua saúde. Entre em contato agora mesmo e agende a sua colposcopia em Madureira! Somos uma policlínica completa que segue todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra