Câncer de mama: conheça os sintomas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O câncer de mama é um tumor maligno que aparece e se desenvolve nas mamas por resultado de uma alteração genética. As células da região passam a se dividir descontroladamente. Esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres em todo o planeta.

Os tipos e subtipos de câncer de mama são diversos, mas o diagnóstico tende a revelar se o tumor é ou não invasivo, seu tipo histológico, sua extensão e a avaliação imunoistoquímica.

Como é dado o diagnóstico do câncer de mama?

É realizado o exame de mamografia, que detecta a presença de irregularidades na mama e ajuda não só a detectar, mas também a prevenir o câncer. Caso algo incomum apareça no exame, é preciso realizar uma biópsia com o tecido da mama.  Essa biópsia identifica se há células tumorais.

Os médicos, então, estudam os receptores hormonais para saber se o tumor é benigno ou maligno, e traçam sua classificação histológica. O tratamento varia de acordo com o paciente e como as células tumorais se apresentarem.

Além da mamografia, outros exames de imagem que identificam a presença de irregularidades na mama são a ressonância magnética e a ecografia.

Quais são os sintomas?

A maioria dos tumores, quando em fase inicial, não apresentam sintoma nenhum, o que torna o câncer de mama difícil de ser descoberto. Quando finalmente começam a aparecer, eles variam de acordo com estágio e tamanho do tumor. A lista de sintomas é extensa:

  • Ferida na mama;
  • Nódulos aparentes na mama;
  • Alterações nos mamilos;
  • Secreção escura;
  • Pele enrugada;
  • Vermelhidão e inchaço na mama;
  • Nódulos na axila;
  • Feridas na mama;
  • Alteração no formato das mamas e mamilos.

Como curar o câncer de mama?

Quando o tumor é identificado logo em seu estágio inicial, a chance de cura é relativamente maior, pois uma cirurgia para retirada do tumor pode ser feita com mais facilidade, sem comprometer muito as mamas. Em estágio 0 ou 1, as chances de cura ultrapassam os 90%.

As chances diminuem em estágios mais avançados do tumor, mas mesmo assim, sua cura é possível. Tratamentos e cirurgias bem sucedidos em tumores de estágio 3 ou 4 não são raros. Os métodos escolhidos para tratar variam também da idade e condição da paciente.

O câncer pode ser tratado e curado com  cirurgia, quimioterapia,radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

Conte com a Rio Norte Saúde

Contando com todos os exames para detectar, prevenir e tratar o câncer de mama, a Rio Norte Saúde possui toda a estrutura necessária para cuidar da sua família inteira. São mais de 15 especialidades e diversos exames, com atendimento humanizado e de qualidade. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra