Como eliminar ou diminuir as varizes? Conheça a escleroterapia!

Tempo de leitura: 3 minutos

Para muitas mulheres e alguns homens, as veias da aranha, as varizes e os vasinhos tornam-se um problema, não só estético, mas também de saúde. Felizmente, existem diversos tratamentos e técnicas que ajudam a diminuir ou até mesmo eliminar esse problema, como é o caso da escleroterapia de varizes em Madureira.

Escleroterapia de varizes em Madureira: o que é esse tratamento?

Popularmente conhecida como aplicação para varizes ou secagem de vasinhos, a escleroterapia de varizes em Madureira trata com eficácia as veias varicosas e as veias da aranha. Além disso, é geralmente considerado o principal tratamento para pequenas varizes.

O procedimento envolve a injeção de uma solução diretamente na veia com uma agulha muito fina. Essa solução faz com que a veia cicatrize, forçando o sangue a redirecionar para veias mais saudáveis. A veia colapsada é absorvida pelo tecido local e eventualmente desaparece.

O objetivo, então, é tratar as varizes, melhorar a aparência e aliviar os sintomas relacionados, como dor, queimação, inchaço e cãibras. Após a escleroterapia, as veias tratadas tendem a desaparecer em algumas semanas, mas às vezes pode demorar um mês ou mais para ver o resultado final. 

Cada tratamento geralmente resulta na remoção de 50 a 80 por cento das veias injetadas e, em alguns casos, são necessárias várias sessões.

Como funciona a técnica de aplicação?

A escleroterapia de varizes em Madureira geralmente é um procedimento seguro e eficaz se realizado com técnica adequada e apurada e com o preparo correto do paciente. Não requer anestesia e pode ser feita em um consultório médico.

Neste caso, as veias costumam ser muito pequenas. Por isso, é de suma importância a estabilidade da injeção, a fim de evitar qualquer tipo de movimento indesejado que poderia causar deslocamento da agulha da veia a ser infiltrada.

Durante o tratamento, são utilizadas agulhas finas e seringas de pequeno volume. A solução esclerosante, geralmente na forma líquida, irrita o revestimento da veia, fazendo com que ela inche até se fechar e bloquear o fluxo sanguíneo. Assim, a veia se transformará em tecido cicatricial e desaparecerá à medida que a substância entra no vaso.

Uma vez que a agulha é removida, o médico deve aplicar compressão e massagear a área para manter o sangue fora do vaso injetado e, assim, dispersar a solução. O uso de medidas de compreensão após o tratamento das varizes é controverso e seu nível de eficácia não é claro, embora se acredite que reduza a dor, hematomas e também a possibilidade de desenvolver trombose venosa profunda.

Terminado o procedimento, o paciente poderá se levantar e caminhar. Na verdade, isso é importante porque evita a formação de coágulos sanguíneos. No entanto, nos dias seguintes você deve evitar expor a área tratada ao sol, bem como sentar-se por longos períodos de tempo e o calor direto.

Existe alguma contra-indicação para o procedimento?

Como todas as técnicas e tratamentos, existe uma série de contra-indicações para a escleroterapia de varizes em Madureira. A lista inclui, por exemplo, alergia conhecida ao esclerosante, doença sistêmica grave, trombose, infecções, gravidez, edema nas pernas, diabetes não controlada, doença arterial, problemas de saúde geral, asma e distúrbios hemorrágicos.

Agende a sua sessão de escleroterapia na Rio Norte Saúde!

Entre em contato e agende agora mesmo a sua sessão de escleroterapia de varizes em Madureira! A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que segue todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra