Ultrassom: conheça os principais tipos e quando eles são indicados

Tempo de leitura: 3 minutos

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que pode revelar muito sobre a saúde de um paciente. Para isso, existem diversos tipos de ultrassom, que são utilizados para investigar diferentes partes do seu corpo ou, no caso de mulheres grávidas, até mesmo para ver um bebê em desenvolvimento no útero.

Ao contrário do raio-X, esse exame é seguro e não tem efeitos colaterais prejudiciais porque não usa radiação ionizante para criar imagens do interior do corpo. E você pode realizar o seu ultrassom transvaginal, abdominal e outros na Rio Norte Saúde!

Quais são os tipos de ultrassom mais comuns e quando eles são indicados?

Uma ultrassonografia usa ondas sonoras de alta frequência para fazer uma imagem das estruturas corporais internas de uma pessoa. Dito isso, confira agora os principais tipos de ultrassom solicitados pelos médicos:

Ultrassom transvaginal em Madureira

O ultrassom transvaginal em Madureira é um tipo de ultrassonografia pélvica que costuma ser solicitado pelo ginecologista para examinar os órgãos reprodutivos femininos. Isso inclui o útero, as trompas de Falópio, os ovários, o colo do útero e a vagina.

Neste caso, o exame é feito com um equipamento, chamado de transdutor, que precisa ser inserido no canal vaginal. Sendo assim, ele só pode ser realizado em mulheres que já tiveram relações sexuais com penetração. 

Ultrassom morfológico em Madureira

No primeiro e no segundo trimestre da gravidez, o obstetra em Madureira pode solicitar um ultrassom morfológico. Ele serve para examinar o corpo do bebê e observar a posição da placenta, do cordão umbilical, do líquido amniótico ao redor do bebê, do útero e do colo do útero. 

Além disso, esse tipo de ultrassom é utilizado para medir o bebê e verificar com maior precisão se tem alguma anormalidade no crescimento ou desenvolvimento, incluindo coração, coluna, estômago, rins e membros. Assim, rastreando inclusive possíveis alterações que sejam relacionadas a doenças genéticas.

Ultrassom abdominal em Madureira

O ultrassom abdominal em Madureira é uma maneira útil de examinar órgãos internos. Quando feito no abdômen superior, o exame avalia a situação do fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Já a ultrassonografia de abdômen total também verifica como andam os rins, a bexiga, a artéria aorta e as cavidades abdominais.

Dessa forma, esse exame pode ajudar a diagnosticar uma variedade de condições e avaliar os danos causados ​​pela doença.

Ultrassom das mamas em Madureira

O ultrassom das mamas é um tipo de ultrassom que pode ser solicitado pelo médico para  ajudar a diagnosticar caroços nos seios ou outras anormalidades que possam ter sido encontrados durante um exame físico, mamografia ou ressonância magnética.

Diferente da mamografia, que é indicada principalmente para mulheres com 40 anos ou mais, esse exame pode ser feito em qualquer idade, com o objetivo de analisar o tecido e as glândulas mamárias em casos de nódulos ou cistos.

Agende o seu exame de ultrassom na Rio Norte Saúde!

A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que oferece consultas e exames, incluindo diferentes tipos de ultrassom, no mesmo lugar. Isso, aliado ao corpo clínico especializado e ao tratamento humanizado, fazem com que você tenha a garantia de máximo conforto, segurança e comodidade para manter os cuidados com a sua saúde em dia. Portanto, agende agora mesmo um ultrassom transvaginal em Madureira, abdominal, das mamas ou outros!