Saiba a diferença entre ultrassom, raio-x e tomografia

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante séculos, os médicos tiveram que adivinhar o que estava ocorrendo sob a pele. Hoje, quando os médicos precisam ver melhor o que está acontecendo internamente no corpo de seus pacientes, eles geralmente os encaminham para realizar algum tipo de diagnóstico por imagem. No entanto, uma dúvida muito comum entre os pacientes é sobre a diferença entre ultrassom, raio-x e tomografia.

Antes de mais nada, vale ressaltar que esses três exames desempenham um papel importante na manutenção e melhoria de sua saúde. Isso porque são métodos não-invasivos ou minimamente invasivos que fornecem uma visão do corpo humano não vista a olho nu.

Qual é a diferença entre ultrassom, raio-x e tomografia? Confira!

Cada um dos exames de diagnóstico por imagem cria imagens com base em tecnologias diferentes. E o seu médico pode solicitar um ou vários deles para ajudar a diagnosticar ou descartar certas complicações médicas. 

Infelizmente, a ideia de fazê-los costuma deixar os pacientes ansiosos. Contudo, é importante lembrar que esses exames de imagem são indolores e ajudam a fornecer uma grande quantidade de informações sobre o seu corpo.

Mas qual exatamente é a diferença entre ultrassom, raio-x e tomografia?

Ultrassonografia em Madureira

A tecnologia de ultrassom é uma ótima ferramenta de diagnóstico para ver imagens ao vivo das estruturas de funcionamento do corpo, especialmente as estruturas das articulações. Ela usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do corpo. Como essas imagens são capturadas em tempo real, elas também podem mostrar o movimento dos órgãos internos, bem como o sangue fluindo pelos vasos sanguíneos. 

Ao contrário do raio-X e da tomografia computadorizada, não há exposição à radiação ionizante associada a esse exame. A qualidade das imagens da ultrassonografia em Madureira é produzida com base na reflexão das ondas nas estruturas corporais. 

A força ou amplitude do sinal sonoro e o tempo que a onda leva para percorrer o corpo fornecem as informações necessárias para produzir uma imagem. Essas imagens ajudam o médico a avaliar algo mais de perto e a fazer um diagnóstico preciso.

Raio-x em Madureira

O raio-X em Madureira usa radiação ionizante para criar imagens que tem por objetivo ajudar no diagnóstico de doenças e lesões. Durante a realização desse exame, a radiação passa direto pelo fluido e pelos tecidos finos, causando uma área escura. Ossos e outros tecidos densos impedem a passagem dos raios, de modo que essas áreas aparecem como áreas claras nas imagens. 

Muitas vezes, você precisará vestir um colete, para protegê-lo da superexposição. Normalmente, esse exame é solicitado pelo médico para diagnosticar doenças ósseas, fraturas, luxações, infecções e tumores.

Tomografia computadorizada em Madureira

A tomografia computadorizada em Madureira combina uma série de imagens de raios-X, feitas de diferentes ângulos, para produzir imagens tomográficas de áreas específicas dos ossos, vasos sanguíneos, tecidos moles e órgãos. O seu resultado pode fornecer muito mais informações do que raios-X simples e outros exames de diagnóstico por imagem. Isso porque gera imagens detalhadas do corpo de alta qualidade. 

Em alguns casos, antes da realização, um contraste é injetado em seu sangue, para que as estruturas do seu corpo possam ver avaliadas com mais clareza. No geral, esse exame pode ajudar seu médico a diagnosticar apendicite, câncer, doenças cardíacas, distúrbios músculo-esqueléticos, tumores, etc.

Agende os seus exames na Rio Norte Saúde!

Além de se consultar com mais de 15 especialidades diferentes, na Rio Norte Saúde você também pode realizar diversos exames de diagnóstico por imagem. E, para prestar um atendimento humanizado e com o máximo de segurança, seguimos todos os protocolos e orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e de outros órgãos competentes para combater a disseminação do coronavírus.

Por isso, agora que você já sabe a diferença entre ultrassom, raio-x e tomografia, agende o seu exame Rio Norte Saúde!