10 dicas saudáveis para vencer a quarentena sem engordar

Tempo de leitura: 10 minutos

À medida que as pessoas ficam isoladas durante a quarentena, as vendas de lanches e alimentos industrializados estão aumentando, principalmente por conta da praticidade. Além disso, ficar preso em casa sem ter uma programação normal ou uma estrutura diária, com horários definidos para cada atividade, inclusive as refeições, desperta hábitos que não são tão saudáveis. Como resultado, o seu peso pode estar subindo. Por isso, muita gente está se preocupando em como não engordar na quarentena.

É importante ressaltar, no entanto, que além dos números na balança, há outras boas razões para comer bem e permanecer ativo. Como, por exemplo, para prevenir o surgimento de doenças crônicas, garantir mais energia e disposição para o dia a dia, e melhorar a qualidade de vida.

O que fazer para não engordar na quarentena?

A quarentena e o distanciamento social não apresentam exatamente o estilo de vida mais saudável ou ativo, principalmente por conta das preocupações, ansiedade, despensas cheias e os novos escritórios em casa. É comum que quando as pessoas estão preocupadas ou assustadas procurem pelos chamados “comfort food”, isto é, alimentos confortáveis que despertam conforto e bem-estar ao serem consumidos. Geralmente, são opções com bastante valor calórico, de simples preparo e, muitas vezes, com açúcares, gorduras e carboidratos para um rápido aumento de energia.

Para te ajudar nesse período tão complicado, a Rio Norte Saúde separou 10 dicas para que você possa passar por tudo isso e não engordar na quarentena:

Defina horários certos para refeições

Com a nova realidade de permanecer em casa o tempo inteiro, as pessoas podem ficar desorientadas. Afinal, mesmo se você estiver estudando ou trabalhando em casa agora, provavelmente perdeu uma parte da sua estrutura diária, o que incluiu uma disruptura em sua rotina alimentar. Portanto, o primeiro passo é estabelecer um plano para o dia. Isso vai evitar que você acabe comendo a primeira coisa que ver pela frente quando não tiver mais nada para fazer.

Dessa forma, coma regularmente e defina um horário certo para tomar café da manhã, almoço e jantar, alimentando-se todos os dias na mesma hora. Atenha-se a essa rotina diariamente e limite qualquer petisco irracional no meio. Manter essa estrutura é um modo de treinar o seu corpo para ter fome em intervalos regulares e garantir que você coma o necessário, sem precisar se preocupar em pegar alguma “besteirinha” ao longo do dia que, no final das contas, não será satisfatório.

Faça um planejamento das suas refeições

Muita gente espera a fome vir para entrar na cozinha e descobrir o que tem para comer. Isso pode ser prejudicial até por não saber exatamente o que vai encontrar, podendo estar em falta algum alimento saudável. Tente evitar essa prática! Faça um planejamento antecipado das suas refeições e decida o que comerá em cada momento do dia com antecedência. Assim, você poderá ter uma dieta mais saudável e se controlar para não engordar na quarentena.

Essa é uma boa estratégia até mesmo para pensar nos alimentos e nas quantidades certas que precisam ser comprados quando você for ao mercado, o que vai te ajudar inclusive para a próxima dica. Caso seja de sua preferência, é possível ainda realizar esse planejamento de forma semanal ou quinzenal, decidindo como serão as suas próximas refeições nos próximos 7 ou 15 dias.

Não estoque mais comida do que precisa e compre de forma inteligente

Uma das recomendações durante a quarentena é de fazer compras maiores no supermercado, para que durem mais tempo, evitando que tenha que sair mais vezes de casa. Isso é realmente bastante útil, mas para que funcione corretamente precisa de um planejamento adequado, como o citado na dica anterior. Afinal, caso não haja nenhum tipo de planejamento, o estoque de comidas dentro de casa será maior, proporcionando mais exageros na alimentação.

Por isso, é crucial ter organização nesse momento e fazer compras de forma inteligente. Você pode sim continuar optando por alimentos saudáveis, mas combinando opções frescas, congeladas e enlatadas para garantir refeições por mais dias. Sacos congelados de vegetais, por exemplo, podem ser extremamente úteis neste momento. Ao chegar em casa, a organização continua sendo extremamente importante. Coloque os alimentos mais saudáveis em locais mais facilmente vistos na sua cozinha, principalmente os frescos, que deverão ser consumidos primeiro. Lembre-se ainda de evitar desperdícios. Compre somente o que for necessário, de acordo com seu planejamento alimentar, e nas quantidades certas.

Cozinhe mais

Este é um bom momento para aprender receitas novas, principalmente com a quantidade maior de possibilidades que têm surgido na internet ultimamente através dos influenciadores digitais. Você pode até mesmo por deixar algumas refeições prontas para quando a fome bater, assim garantindo opções mais saudáveis sem precisar se preocupar na hora com a preparação dos alimentos. Outra prática bastante benéfica é deixar verduras e legumes já higienizados e as frutas cortadas e armazenadas em vasilhas. Se preferir, prepare receitas maiores, para poder congelar porções menores, que vão durar por mais dias. Não se esqueça de evitar temperos prontos.

Seja consciente

Para não engordar na quarentena e ser mais saudável, é muito importante ser consciente e parar de comer quando estiver cheio. Para isso, evite qualquer distração na hora das refeições. Não coma em frente da televisão, nem mexendo no computador ou no celular. Preste atenção ao que está comendo, desfrute dos alimentos e perceba os gostos e texturas do que está ingerindo. Dessa forma, você consegue apreciar completamente a comida e se sente mais satisfeito. Isso também tende a diminuir a sua velocidade para comer, o que pode ajudá-lo a perceber quando estiver cheio.

Mantenha-se ocupado

Manter-se ocupado é crucial também para que sua mente não fique ociosa. Dessa forma, há menos oportunidade de você sentir tédio, além de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Essa é uma forma de não engordar na quarentena, pois evita que você coma sem pensar. O tédio pode induzir seu cérebro a pensar que você está com fome. Obtenha alegria de atividades não alimentares, comece um hobby novo, por exemplo.

Mantenha-se ativo

Mais do que manter a mente ocupada, é necessário manter o seu corpo ativo. Com todo o tempo disponível sendo gasto dentro de casa existe uma grande chance de você passar muitas horas sentado ou deitado, adquirindo o costume do sedentarismo. Contudo, permanecer ativo é muito importante para não engordar na quarentena. Por isso, faça atividades físicas regularmente, de preferência todos os dias.

Há diversas possibilidades de aplicativos e sites de exercícios que são gratuitos ou de baixo custo, além da abundância de vídeos de profissionais de condicionamento físico. Mas é preciso tomar muito cuidado com isso e procurar fontes confiáveis e não exagerar na dose.

Atividades do dia a dia também são uma forma de se manter ativo, mas sem precisar pensar demais nos exercícios. Limpar a casa e subir e descer escadas, por exemplo, oferecem, obviamente em níveis variados, a chance de aumentar e frequência cardíaca e queimar calorias sem sair de casa.

Escolha opções de doces mais saudáveis

O estresse faz com que os níveis do hormônio cortisol aumentem. Comer açúcar, por outro lado, impede a liberação de cortisol no cérebro, o que faz com que você se sinta mais calmo. A primeira vista, isso parece ótimo. No entanto, cria-se um ciclo no qual as pessoas passam a desejar comer doce sempre quando estão estressados.

A restrição total de açúcar não é recomendada, principalmente porque pode gerar a sensação de desejo. Por esse motivo, tente manter opções mais saudáveis por perto. Chocolate meio amargo, pudim de porção única, biscoitos ou bolinhos pequenos são algumas opções que ajudam a manter as porções controladas, para que você não cometa exageros. Frutas também não uma excelente opção nessas horas!

Tenha uma rotina de sono

O sono tem um papel fundamental para a nossa saúde e bem-estar geral. Os maus hábitos do sono, ou até mesmo uma noite mal dormida, podem influenciar e ter um impacto negativo nas nossas escolhas alimentares. Portanto, não dormir bem pode ocasionar a adoção de dietas menos saudáveis e o ganho de peso. Além disso, a falta de sono leva ao aumento dos excessos e nos faz querer comer alimentos ricos em gordura e carboidratos. Não se esqueça também de cuidar da sua saúde mental e tomar medidas para gerenciar a ansiedade, que neste momento pode estar atrapalhando seu sono.

Beba mais água

É crucial neste momento beber mais água para garantir que você fique hidratado, até porque ao beber líquidos ao longo do dia você mantém a barriga um pouco mais cheia, resultando em menos sensação de fome. A ingestão adequada de água ainda pode promover um metabolismo saudável para queimar gordura e melhorar a sensibilidade à insulina. Mantenha uma garrafa de água sempre perto de você, para garantir o consumo adequado desse líquido que traz tantos benefícios para o nosso corpo.

Lembre-se que uma dieta saudável é importante agora

Estamos vivendo em uma situação atípica e, por isso, é normal não saber o que fazer ou como se comportar diante do que está acontecendo. No entanto, é válido lembrar que uma alimentação saudável é fundamental neste momento, principalmente para evitar doenças como a diabetes. Afinal, uma das formas mais importantes para se manter saudável é adotar hábitos que fortaleçam a imunidade.

E, mesmo que não exista nenhum alimento, suplemento ou produto natural para a saúde que cure ou o impeça de contrair um vírus como o coronavírus ou a gripe, comer alimentos ricos em vitaminas e nutrientes pode ajudar o sistema imunológico. Cuidar da sua alimentação, portanto, é mais do que uma preocupação em não engordar na quarentena, mas também com a sua saúde.

Conte com a Rio Norte Saúde

Em momentos como este, é muito importante contar com um ambiente seguro que possa ajudar a manter a sua saúde em dia. A Rio Norte Saúde é uma clinica em Madureira, no Rio de Janeiro. Com mais de 15 especialidades, possuímos um protocolo de higienização, realizado para eliminar vírus e bactérias do ambiente, e uma equipe preparada para lidar com todos os pacientes.

Além disso, nossas consultas e exames são pré-agendados, evitando a contaminação por aglomeração de pessoas. Conte conosco para agendar sua consulta e realizar seus exames de rotina, que são responsáveis pela prevenção de muitas doenças.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra