Angiologista: 10 Perguntas para Fazer na Consulta

Tempo de leitura: 5 minutos

Também chamada de medicina vascular, a angiologia é a especialidade médica cujo campo de ação gira em torno das diversas patologias venosas, arteriais e linfáticas que afetam o corpo, com exceção do coração. Entre as doenças mais frequentemente tratadas pelo angiologista em Madureira, então, podemos citar tromboflebite, insuficiência venosa crônica, varizes, isquemia dos membros e até mesmo aneurismas vasculares.

O que é angiologia?

A angiologia é especializada no funcionamento e desregulação dos vasos sanguíneos e linfáticos. Assim, trata-se de uma especialidade médica responsável por cuidar de patologias dos vasos sanguíneos, que referem-se tanto às veias como às artérias e ao sistema linfático. 

Portanto, o angiologista em Madureira trata de todas as patologias que dele decorrem, desde a prevenção, até o diagnóstico, acompanhamento, tratamento e, se necessário, encaminhamento para cirurgia.

Quando consultar um angiologista em Madureira?

Você não precisa saber os nomes das doenças e suas definições de cor. No entanto, se você tiver um ou mais dos seguintes sintomas, é recomendado consultar um angiologista em Madureira por iniciativa própria:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Inchaço nos tornozelos;
  • Sensação de formigamento;
  • Dor ao caminhar;
  • Câimbras;
  • Cólicas frequentes;
  • Dormência nas panturrilhas;
  • Veias com coloração azulada ou arroxeada;
  • Varizes;
  • Coceira crônica;
  • Cansaço excessivo nos membros inferiores;
  • Sensação de queimação na planta dos pés e pernas.

Além disso, é importante consultar esse médico regularmente se você:

  • É idoso;
  • Tem diabetes;
  • Fuma;
  • Trabalha de pé;
  • Tem hipertensão;
  • É obeso;
  • Tem insuficiência cardíaca.

Vale ressaltar, ainda, que você pode receber o encaminhamento para um angiologista por outro especialista, se houver qualquer suspeita de patologias vasculares.

Como se preparar para a consulta com o angiologista?

Para ocorrer nas melhores condições, a consulta com o angiologista deve ser criteriosamente preparada. Isso significa comunicar ao médico todas as informações que possam auxiliá-lo a fechar um diagnóstico preciso e indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Portanto, antes de consultar um angiologista em Madureira, é importante separar o resultado dos últimos exames realizados e pensar no seu histórico de saúde familiar, identificando quem em sua família pode ter sofrido de problemas circulatórios.

Para garantir que você não perca nada, liste também todos os seus sintomas e quaisquer tratamentos médicos que você possa ter feito recentemente. 

O que esperar da primeira consulta?

O angiologista em Madureira está envolvido na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente. Por isso, para cuidar de você, esse médico irá fazer diversas perguntas sobre seu histórico de saúde familiar, sobre os seus sintomas e sobre qualquer tratamento que esteja realizando.

Além disso, certifique-se de compartilhar seu próprio histórico pessoal. Por exemplo, se você foi ou é fumante por um tempo, tem ou teve problemas com bebida, sofreu de um problema de excesso de peso ou não pratica nenhuma atividade física, o que também pode contribuir para a ocorrência de doenças vasculares.

O angiologista em Madureira também pode realizar um exame clínico rigoroso e solicitar a realização de exames complementares, incluindo ultrassom com doppler para visualizar as artérias e veias em detalhes e, assim, avaliar sua condição.

Quais perguntas fazer para o angiologista em Madureira durante a consulta?

Sabemos que ao consultar qualquer médico, muitas dúvidas podem surgir. Com isso, é normal que muitos pacientes se sintam perdidos e acabem esquecendo de fazer alguma pergunta importante. Sendo assim, para te ajudar, separamos 10 questões que você pode realizar durante a sua consulta com o angiologista em Madureira:

  1. Tenho parentes próximos com histórico de doenças vasculares, quais precauções devo tomar como forma de prevenção?
  2. Acabei ganhando peso nos últimos tempos, isso pode ter alguma relação com o meu diagnóstico?
  1. Como meus resultados se comparam ao que é considerado “normal”?
  1. Quais hábitos posso mudar se desejo obter mais sucesso em meu tratamento?
  1. Quais os gastos que terei durante o tratamento?
  1. Entre os possíveis tratamentos para o meu caso, qual o mais acessível e recomendado?
  1. Que tipo de atividades devo evitar?
  1. Em quanto tempo conseguirei perceber os resultados?
  1. Quais efeitos colaterais podem surgir no decorrer do tratamento?
  1. Quando deverei retornar para a próxima consulta?

Diferenças entre angiologia e outras especialidades médicas

Muitos pacientes confundem a angiologia com outras especialidades médicas, como cardiologia e cirurgia vascular. Com isso, podem acabar agendando uma consulta com um especialista que não é o mais indicado para tratar o seu caso. Para te ajudar e acabar de uma vez com essa confusão, confira a seguir:

Diferença entre angiologia e cardiologia

A cardiologia é a especialidade que trata dos distúrbios do coração. Sendo assim, o cardiologia em Madureira é o médico que lida com o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas e outras condições relacionadas ao sistema cardiovascular, incluindo insuficiência cardíaca, defeitos cardíacos congênitos e doença arterial coronariana.

A angiologia, por sua vez, é a especialidade responsável por tratar as patologias venosas, arteriais e linfáticas que acometem o corpo, com exceção justamente do coração, que é de responsabilidade da cardiologia.

Diferença entre angiologia e cirurgia vascular

Assim como a angiologia, a especialidade de cirurgia vascular também é responsável pelo sistema circulatório e linfático. Contudo, a diferença aqui é que o cirurgião vascular se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças. 

Dessa forma, não apenas pode solicitar exames e realizar avaliações, como o angiologista em Madureira, como também pode seguir com a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos nas veias, microvarizes, artérias e vasos linfáticos.

Agende a sua consulta com um angiologista na Rio Norte Saúde!

A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa preocupada com o seu conforto, comodidade e bem-estar. Por isso, oferece atendimento humanizado com mais de 15 especialidades, além da realização de diversos exames no mesmo local. Portanto, entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta com um angiologista em Madureira!