Conheça a importância dos exames de rotina para as mulheres

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Exames de rotina são importantes para todas as pessoas, principalmente as mulheres que já menstruaram. É comprovado que os cuidados preventivos são a melhor forma de prevenir doenças e diagnosticar problemas logo em seu início. Consultar o ginecologista pelo menos uma vez por ano é essencial para saber se a saúde está em dia e como anda o organismo. Inclusive, adotar hábitos saudáveis é também uma forma de prevenir doenças;

Exames de rotina: saiba quais são os principais e sua importância

Existem diversos exames de rotina que devem ser feitos por mulheres todo ano e saber quais são eles e sua importância é essencial para saber o que está bem e o que precisa de atenção no corpo feminino. Engana-se quem pensa que o ginecologista é um médico que trata apenas do aparelho reprodutor feminino O ginecologista é o médico da mulher, sendo assim, ele está responsável por diversos aspectos e pode pedir exames que dizem respeito a saúde geral. Conheça os exames essenciais para prevenir doenças e atente-se:

Cada faixa etária demanda um tipo de atenção

Todas as mulheres precisam de atenção, mas cada faixa etária possui exames específicos para avaliar a saúde. Mulheres que iniciaram a vida sexual agora e são mais jovens precisam de exames gerais, assim como mulheres na menopausa precisam avaliar a saúde dos ossos por causa da mudança hormonal. Já as mulheres idosas precisam avaliar a presença de doenças como hipertensão e diabetes, além de se preocupar com a saúde em geral. Confira:

  • até 30 anos: Para mulheres que tiveram a primeira relação sexual até os 30 anos são mais jovens, sendo assim, os exames mais pedidos são: papanicolau, hemograma completo, sorologia para doenças sexualmente transmissíveis, ultrassom transvaginal e autoexame de mama (para verificar a presença de tumores).
  • 30 a 40 anos: Nessa fase da vida da mulher a incidência de câncer de colo de útero e mama aumentam, sendo assim, os exames se focam nessas áreas: sendo que o exame mais pedido é a mamografia, além dos outros de rotina.
  • 40 a 50 anos: Nessa fase da vida da mulher geralmente chega a menopausa, que é a pausa da menstruação, marcada por diversas mudanças hormonais. Sendo assim, o perfil dos exames muda: densitometria óssea, papanicolau, raio x toráxico, testes hormonais e outros exames para avaliar o impacto da menopausa no corpo são feitos.
  • Acima de 50 anos: Mulheres acima dos 50 anos e as idosas precisam se preocupar com a saúde também. Os exames de sangue e de imagem são comuns, mas exames para avaliar a saúde dos órgãos também são pedidos para saber se há presença de doenças como diabetes, hipertensão e riscos de AVC, por exemplo.

Certifique-se de que sua saúde está bem

Mesmo que a mulher esteja bem, fazer exames de rotina é ideal para saber se existe algum problema de saúde oculto e que precisa de atenção. Mulheres com histórico de doenças hereditárias da família precisa redobrar sua atenção e fazer exames para saber se ela também possui essas doenças.

Conte com a Rio Norte Saúde

Para nós sua saúde é prioridade, portanto somos completos e acessíveis para você cuidar da saúde. Conte com nossos ginecologistas e nossos exames de rotina de ponta. Conheça nossos pacotes de exames e conheça nossos especialistas. Que tal agendar uma consulta em nosso site?