Benefícios da atividade física para a enxaqueca

Tempo de leitura: 3 minutos

Considerado um mal comum em milhares de pessoas ao redor do mundo, a enxaqueca é um problema que não tem cura e é caracterizado por gerar fortes dores de cabeça que podem se tornar até mesmo incapacitantes. Porém, mesmo sem cura, existem tratamentos e atividades que ajudam a controlar as crises de enxaqueca. A realização de atividade física para a enxaqueca tornou-se realidade.

Atividade física x enxaqueca: entenda essa relação

O exercício é importante no tratamento da enxaqueca crônica porque causa a produção de endorfinas e serotonina, hormônios que tornam o cérebro mais resistente à dor. Consequentemente, ajudam a reduzir a frequência, intensidade e duração das crises. Idealmente, quem sofre de enxaqueca crônica deve se envolver em atividades moderadas que aumentem sua freqüência cardíaca para uma média de 120 batimentos por minuto e façam o corpo suar. Mas cuidado, em situação de crise, evite todas as atividades para que a dor não piore! Entenda mais sobre os outros benefícios da atividade física para a enxaqueca:

Melhor circulação corporal

O exercício contribui para um melhor suprimento de sangue ao crânio, o que ajuda a prevenir ataques de enxaqueca e a aliviar a dor durante uma crise. A prática regular de exercícios aeróbicos de intensidade moderada relaxa os músculos, melhora a saúde cardiovascular e diminui a frequência de crises, além de todos os outros benefícios a ela associados, também reduz o estresse, a ansiedade e aumenta o bem-estar, através da produção de endorfinas e serotonina!

Uso de menos medicamentos

Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca precisam tomar medicamentos para reduzir a intensidade dos sintomas. No entanto, a prática de atividade física pode fazer com que você use menos drogas ao escolher uma alternativa saudável que funcione a curto e longo prazo. Além disso, no caso de doenças hereditárias que podem ser evitadas com exercícios, medicamentos com efeito colateral de enxaqueca. Consequentemente, o exercício é benéfico em mais de uma área relacionada na redução do uso de drogas.

Consumo de energia

Além de relaxar os músculos tensos, os benefícios dos exercícios para a enxaqueca também garantem que seu corpo use mais energia. Desta forma, a pessoa poderá não só aliviar suas tensões, mas também descansar à noite. Episódios de enxaqueca podem causar insônia ou ser estimulados por uma má rotina de sono. Portanto, a fadiga com o exercício ajuda no descanso e no consumo adequado de energia.

Prevenção de doenças hereditárias

Como as causas das enxaquecas ainda são desconhecidas, um dos motivos pelos quais os cientistas estão considerando é a hereditariedade. Assim, o exercício para a enxaqueca é capaz de prevenir essa patologia, assim como outras doenças decorrentes da hereditariedade. Diabetes e hipertensão são alguns exemplos de doenças hereditárias que podem ser prevenidas por meio de exercícios de rotina e que afetam as crises de enxaqueca.

Conte com a clínica Rio Norte Saúde

Temos uma equipe completa de neurologistas em Madureira e outros especialistas mais do que preparados para diagnosticar e tratar sua enxaqueca. Não ignore suas dores!