Micose: o que é, quais os tipos, sintomas e métodos de tratamento

Tempo de leitura: 2 minutos

Você provavelmente já ouviu falar em micose, mas você sabe o que isso significa? Bom, essa é uma infecção contagiosa, pelo menos durante o tempo que durarem as lesões, que pode afetar as unhas, o couro cabelo, a planta do pé, a virilha e a pele de diversas outras regiões do corpo. 

Para saber mais sobre essa infecção, continue a leitura do artigo de hoje da Rio Norte Saúde. E, se tiver qualquer dúvida ou suspeita, agende uma consulta com um dermatologista em Madureira!

O que é micose e quais são os tipos?

A micose é uma infecção cutânea causada por um grupo de fungos chamados dermatófitos. Esses fungos crescem melhor em áreas quentes e úmidas, como vestiários e piscinas, e nas dobras da pele. Além disso, se alimentam de uma substância chamada queratina, que é um tecido encontrado em muitas partes do corpo, incluindo unhas, pele e cabelo. 

A infecção, então, pode se espalhar quando você tem contato pele a pele com uma pessoa também infectada. Ela ainda pode ser causada quando você compartilha coisas como toalhas, roupas e/ou equipamentos esportivos com outras pessoas.

A micose é caracterizada pela presença de erupções cutâneas com coceira na região afetada. Dito isso, vale ressaltar que existem vários tipos de micoses de pele. Elas podem ser classificadas dependendo da área afetada e do fungo que está na sua origem, por exemplo:

  • Micose de unha;
  • Candidíase;
  • Micose na virilha;
  • Pitiríase versicolor;
  • Impingem;
  • Pé-de-atleta;
  • Tinea capitis.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da micose geralmente começam em torno de quatro a 10 dias após o contato com o fungo. O principal deles é o surgimento de erupções cutâneas circulares com bordas ligeiramente levantadas. 

Isso, geralmente, costuma causar coceira, descamação e rachaduras na pele. As erupções cutâneas ainda podem se espalhar durante a infecção.

Em casos de uma infecção mais grave, você também pode ter bolhas e feridas cheias de pus perto das erupções circulares.

dermatologista-madureira

E como funciona o tratamento?

Normalmente, o tratamento da micose consiste, basicamente, na aplicação de cremes e pomadas antifúngicas diretamente nas áreas afetadas da pele. No entanto, se a sua micose for generalizada, grave ou não responder às pomadas e cremes, pode ser necessário que o seu dermatologista em Madureira receite um medicamento tópico mais forte ou um antifúngico oral. 

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Embora seja comum e altamente contagiosa, a micose não é grave. Porém, pode causar muitos problemas, incluindo de autoestima, fora que a coceira e demais sintomas podem ser bastante incômodos. Por esse motivo, é essencial procurar um dermatologista em Madureira para avaliar o seu caso e seguir o melhor tratamento disponível. 

Portanto, agende uma consulta na Rio Norte Saúde! Somos uma policlínica completa que presta um atendimento totalmente individual e humanizado, e seguimos todos os protocolos de segurança no combate à proliferação da COVID-19.