Cardiologista e Angiologista: quais as diferenças?

Tempo de leitura: 3 minutos

Às vezes, as especializações em saúde podem ser tão confusas quanto os termos médicos. Saber o que um especialista faz e o que não faz pode ajudá-lo a agendar a consulta certa para suas necessidades específicas de saúde. O cardiologista e angiologista, por exemplo, são especialistas médicos, mas atendem especificamente a diferentes áreas. E, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde, você irá entender um pouco mais sobre essas diferentes áreas.

Conheça as diferenças entre cardiologista e angiologista

Existe muita confusão sobre o que cada especialidade médica trata. No caso de cardiologista e angiologista, diversos pacientes ficam com dúvidas sobre qual desses especialistas consultar. Para te ajudar nisso, confira um pouco mais sobre cada um deles:

O que faz um cardiologista em Madureira?

Também conhecido como médico do coração, o cardiologista em Madureira é o especialista que trata dos distúrbios do coração. Sendo assim, ele lida com o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas e outras condições relacionadas ao sistema cardiovascular, tais como:

  • Defeitos cardíacos congênitos;
  • Doença arterial coronariana;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença valvular cardíaca;
  • Entre outras.

Quando há suspeita de qualquer uma dessas doenças cardíacas em um paciente, o cardiologista em Madureira geralmente solicita vários exames, como angiografias e cateterismo, para entender a natureza da doença. 

Com o resultado dos exames em mãos, eles podem indicar o método de tratamento mais adequado a ser seguido, que pode incluir a prescrição de medicamentos, recomendações dietéticas e de bem-estar para tratar doenças cardíacas e vasculares, ou indicação de cirurgia.

E o que faz um angiologista em Madureira?

O angiologista em Madureira, por sua vez, é o médico que lida com o funcionamento e as doenças dos sistemas linfático e circulatório, que incluem veias, artérias e pequenos vasos sanguíneos. Dessa forma, eles diagnosticam, tratam e gerenciam clinicamente problemas que afetam a circulação fora do coração e do cérebro, especialmente nas pernas, braços, pescoço e rins. 

Isso significa que é responsável por cuidar de condições como:

  • Varizes;
  • Vasculite;
  • Aneurisma;
  • Úlceras venosas;
  • Obstrução das artérias;
  • Trombose venosa profunda;
  • Entre outras.

Para tanto, esse médico pode solicitar diversos exames para avaliar a saúde do seu sistema circulatório e linfático, ou para fechar diagnósticos. Com os resultados deles em mãos e conhecendo seu histórico de saúde pessoal e familiar, ele pode indicar o melhor método de tratamento para o seu caso, prescrevendo tratamentos e sugerindo mudanças de hábitos. 

Caso haja necessidade de intervenção cirúrgica, o angiologista em Madureira ainda pode te encaminhar para um cirurgião vascular.

Agende as suas consultas e exames em Madureira com a Rio Norte Saúde!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre cardiologista e angiologista, agende uma consulta na Rio Norte Saúde. Aqui, oferecemos atendimento humanizado, além da realização de diversos exames no mesmo local para o seu maior conforto e comodidade. Portanto, entre em contato conosco agora mesmo!