Março Azul Marinho: o que é o câncer colorretal?

Tempo de leitura: 3 minutos

O câncer colorretal é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros. No entanto, detectado precocemente, é evitável e curável em mais de 90% dos casos. Por isso, o Março Azul Marinho é uma campanha que serve para alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce dessa doença. É fundamental consultar um médico e realizar exames de prevenção antes mesmo do aparecimento dos sintomas, principalmente em pessoas com mais de 50 anos ou com histórico familiar.

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é um câncer do intestino grosso que pode afetar o cólon ou o reto. Muitos casos se desenvolvem durante um longo período de tempo, muitas vezes decorrentes de pólipos pré-cancerosos de crescimento gradual que podem se transformar em câncer. 

Ou seja, geralmente começa com o crescimento de tecido ou de um tumor chamado pólipo não canceroso, que pode começar a crescer na espessura do cólon ou da parede do reto e com o tempo se tornar canceroso. 

Fatores como idade, histórico pessoal ou familiar podem desempenhar um papel no aumento do risco de desenvolver essa doença. Inclusive, no que diz respeito a idade, a chance de contrair é maior em pessoas mais velhas, após os 50 anos.

Fazer um check-up regular de saúde é muito importante nestes casos, pois encontrar o pólipo ou câncer precocemente é fundamental, pois é quando pode ser curado e removido. Você deve conversar com seu médico sobre se e quando o rastreamento do câncer colorretal é adequado para você.

Quais são os sintomas?

Como a maioria dos cânceres, o câncer colorretal não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Contudo, se atingir um tamanho em que causa sintomas, eles podem incluir:

  • Dor abdominal;
  • Cólicas;
  • Gases;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Alterações nos movimentos intestinais, como diarréia, constipação ou inchaço;
  • Sangue nas fezes ou sangramento retal.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar o câncer de cólon, seu médico pode pedir:

  • Colonoscopia. Esse exame usa um tubo flexível com uma pequena câmera em uma extremidade, que é inserida através do ânus. A câmera captura imagens do interior do intestino grosso. Pólipos e/ou outras amostras de tecido podem ser removidas e avaliadas para determinar se são cancerígenas;
  • Colonografia por tomografia computadorizada. Um pequeno tubo é inserido no reto e o ar é usado para inflar o cólon. Esse exame também pode detectar pólipos e massas. Se forem encontradas anormalidades, geralmente será necessária uma colonoscopia regular.

Além disso, outros tipos de exames de imagem que seu médico pode solicitar incluem:

  • Tomografia computadorizada abdominal e pélvica. Esse procedimento de imagem usa raios-X para identificar rapidamente fontes de dor ou anormalidades no trato gastrointestinal;
  • Ressonância magnética. Esse exame de imagem é utilizado para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos. Pode determinar a extensão da doença se o paciente tiver sido diagnosticado com câncer colorretal, observar o estágio do tumor ou avaliar outros órgãos para determinar se o câncer se espalhou (metástase). Não envolve o uso de radiação;
  • Ultrassonografia endorretal. Esse exame de imagem utiliza ondas sonoras de alta frequência, geradas por uma sonda inserida no reto. As ondas sonoras criam uma imagem da parede retal e do tecido circundante. Não envolve o uso de radiação. Pode ser usado para determinar a extensão local da doença, se o paciente tiver sido diagnosticado com câncer colorretal.

Agende suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

Março Azul Marinho é uma campanha que serve para nos alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer colorretal. Também é um lembrete sobre a necessidade de fazer um check-up de saúde regularmente. Por isso, agende agora mesmo as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!