Descubra como funciona o tratamento para incontinência urinária

Tempo de leitura: 3 minutos

A incontinência urinária é uma das patologias mais frequentes que levam a consultas com um urologista em Madureira. No entanto, é um problema que gera medo, vergonha e sentimento de impotência em quem sofre com isso. E muita gente pensa que não há solução. Justamente por isso, é importante falarmos sobre quais soluções a ciência médica oferece hoje para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, explicando como funciona o tratamento para incontinência urinária.

Então, como funciona o tratamento para incontinência urinária?

O tratamento da incontinência urinária depende do tipo de incontinência, da gravidade e da causa subjacente. Uma combinação de tratamentos provavelmente será necessária. Se uma condição subjacente estiver causando seus sintomas, o urologista em Madureira tratará essa condição primeiro.

Seu médico pode recomendar tratamentos menos invasivos para começar e passar para outras opções se essas técnicas não ajudarem. 

Dito isso, as possibilidades de tratamento para incontinência urinária incluem:

Mudanças de estilo de vida

Parar de fumar, perder o excesso de peso ou tratar uma tosse crônica são mudanças que diminuem o risco de incontinência urinária e melhoram os sintomas.

Fisioterapia

Em alguns casos, a fisioterapia pode ser uma forma de tratar a perda de urina. Assim, é possível que seja indicada pelo seu urologista em Madureira para estimular a contração dos músculos do assoalho pélvico com pequenos impulsos elétricos.

Exercícios de Kegel

Seu médico ou fisioterapeuta pode ajudá-lo a aprender a fazer exercícios de Kegel para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e o esfíncter urinário. Aqui, você deve contrair os músculos por 10 segundos e, em seguida, relaxá-los por mais 15 segundos, repetindo-os cerca de 10 vezes, 3 vezes por dia.

Assim como qualquer outra rotina de exercícios, os benefícios dos exercícios de Kegel dependerão da regularidade com que você os faz.

Medicamentos

O seu urologista em Madureira  pode prescrever o uso de medicamentos para o tratamento de incontinência urinária caso houver necessidade. Geralmente, isso é feito quando os exercícios de kegel não são suficientes para controlar a perda de urina. 

Esses medicamentos são utilizados para relaxar a bexiga, aumentar o tônus muscular da bexiga ou fortalecer o esfíncter. Mas, obviamente, só devem ser usados com orientação médica.

Tratamento cirúrgico para incontinência urinária

Se outros tratamentos não funcionarem, o tratamento cirúrgico para incontinência urinária pode ser recomendado. Isso, geralmente, ocorre nos casos mais graves. Existem diferentes tipos de cirurgia. Contudo, o principal objetivo é fortalecer os músculos do pavimento pélvico.

Por que é importante tratar a incontinência urinária?

A incontinência urinária é conhecida popularmente como perda de urina e consiste basicamente em uma perda do controle da bexiga, que se traduz diretamente em vazamentos ou perda involuntária de micção. Isso gera grande desconforto nos pacientes que sofrem com esse problema, alterando muito sua rotina diária.

Como resultado, piora claramente o seu bem-estar, o que pode levar a problemas psicológicos devido a todas as perturbações que esse transtorno tem na vida afetiva, sexual e laboral. Incluindo, vários pacientes acabam se limitando e deixam de fazer atividades importantes no seu dia a dia. E até evitam interagir com outras pessoas devido a esse problema.

Isso sem falar nos problemas de irritações de pele e eczema relacionados, ou outras comorbidades como infecções recorrentes do trato urinário.

Agende sua consulta com um urologista em Madureira?

Homens e mulheres devem fazer um check-up urológico regular e, caso haja sintomas, iniciar o tratamento para incontinência urinária o quanto antes. Por isso, entre em contato com a Rio Norte Saúde agora mesmo e agende a sua consulta com um urologista em Madureira!