Cálculo Renal (Pedra no Rim): Principais Sintomas e Qual Médico Procurar

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando seu corpo não está bem hidratado, a urina fica mais concentrada com níveis mais altos de certos minerais. Quando esses níveis são mais altos, a chance de formação de um cálculo renal é maior. Dieta, excesso de peso corporal, algumas condições médicas e certos suplementos e medicamentos estão entre as muitas causas.

Mas cada pedra no rim, como também é chamado o cálculo, é diferente. Alguns são tão pequenos quanto um grão de areia, outros são do tamanho de uma pérola e existem ainda aqueles que são maiores, podendo medir vários centímetros. 

Quando menores, geralmente não causam nenhum sintoma. Você pode não perceber que algo está errado até que a pedra se mova para o ureter, o tubo pelo qual a urina passa para ir do rim à bexiga.

Quais são os principais sintomas de cálculo renal?

Entre os sintomas que um paciente com pedra nos rins pode apresentar, a cólica renal é um dos tipos mais graves de dor que você pode sentir ao longo do lado e nas costas, abaixo das costelas. 

Essa dor muda de localização e intensidade à medida que a pedra se move, podendo irradiar para a região da barriga e da virilha à medida que a pedra desce pelo trato urinário. Muitas vezes é agravada pela contração dos ureteres enquanto tentam empurrar o cálculo para fora. 

Uma vez que a pedra atinge a junção entre o ureter e a bexiga, você começará a sentir dor ao urinar, que pode ser aguda ou ardente. A necessidade de ir ao banheiro com mais urgência ou frequência do que o normal é outro sinal de que a pedra se moveu para baixo no trato urinário. Você pode sentir um desejo incontrolável de correr para o banheiro ou precisar ir constantemente ao longo do dia e da noite.

Sangue na urina também é um sintoma comum, assim como mau cheiro. Outros sintomas ainda incluem febre e calafrios, além de náusea e vômitos.

E qual médico procurar para tratar pedra no rim?

Em muitos casos assintomáticos, o cálculo renal é percebido nos resultados de exames de check-up geral de saúde. Quando esse for o caso ou se você sentir algum dos sintomas relatados anteriormente, é importante procurar um urologista em Madureira. Ele fará algumas perguntas sobre seus sintomas, estilo de vida, histórico de saúde pessoal e familiar, entre outros. 

Também irá examiná-lo e pode solicitar exames de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ultrassom, a fim de examinar seus rins e trato urinário. Além disso, esse médico também pode solicitar exames de sangue e urina para descobrir a causa de suas pedras nos rins.

Com o diagnóstico, o médico pode receitar analgésicos para a dor e outros medicamentos, além de recomendar que você beba bastante água e outros líquidos para ajudar a eliminar o cálculo renal.

Se uma pedra for muito grande para o seu corpo passar naturalmente ou se ficar presa no trato urinário, você pode precisar de mais tratamento.

Agende a sua consulta com um urologista em Madureira!

Em casos de cálculo renal ou pedra no rim, tanto homens quanto mulheres devem consultar um urologista em Madureira. Dessa forma, é possível ter o correto diagnóstico e avaliar as possibilidades de tratamento. Portanto, entre em contato e agende a sua consulta agora mesmo na Rio Norte Saúde!