Entenda a importância de controlar pressão arterial durante a gravidez

Tempo de leitura: 2 minutos

Algumas mulheres têm pressão arterial alta durante a gravidez. Isso pode colocar a mãe e o bebê em risco de problemas durante a gestação. A hipertensão também pode causar problemas durante e após o parto.

A pressão alta na gravidez se tornou mais comum. Porém, com um bom controle dela, você e seu bebê têm maior probabilidade de permanecer saudáveis.

A pressão durante a gravidez pode ser tratada

A coisa mais importante a fazer é conversar com uma equipe de médicos sobre quaisquer problemas de pressão arterial para que você possa receber o tratamento certo e controlar sua pressão arterial – antes de engravidar.

O tratamento para a hipertensão é importante antes, durante e depois da gravidez.

Quais são os riscos da pressão arterial alta durante a gravidez?

As complicações de pressão alta para a mãe e o bebê podem incluir o seguinte:

  • Para a mãe: pré – eclâmpsia, eclâmpsia, acidente vascular cerebral (AVC), a necessidade de indução do parto (dar remédios para iniciar o trabalho de parto) e deslocamento prematuro da placenta (a placenta se separando da parede do útero).
  • Para o bebê: parto prematuro (nascimento que ocorre antes das 37 semanas de gravidez) e baixo peso ao nascer (quando um bebê nasce pesando menos de 2,2 kg). A pressão alta da mãe torna mais difícil para o bebê obter oxigênio e nutrientes para crescer, então a mãe pode ter que dar a luz mais cedo.

O que fazer para controlar a pressão arterial alta antes, durante ou depois da gravidez?

Antes da gravidez

 Converse com sua ginecologista ou obstetra sobre o seguinte:

  • Sobre qualquer problema de saúde que você teve e os remédios que está tomando. Se você está planejando engravidar fale com um médico antes, ele pode ajudá-la a encontrar medicamentos seguros para tomar durante a gravidez. 
  • Maneiras de manter um peso saudável é através de uma alimentação mais saudável e atividade física regular.

Durante a gravidez

  • Faça seu pré-natal Vá a todas as consultas com o médico ou profissional de saúde.
  • Monitore sua pressão arterial em casa com um monitor doméstico. Contate seu médico se a sua pressão arterial estiver mais elevada do que o comum.
  • Continue escolhendo alimentos saudáveis e mantenha um peso saudável.

Depois da gravidez

  • Fique atenta em como você se sente após o parto. Se houver pressão alta durante a gravidez, corre um risco maior de acidente vascular cerebral e outros problemas após o parto.

Agende uma consulta online na Rio Norte Saúde

Temos os melhores profissionais para o tratamento da saúde feminina, principalmente quando falamos de gravidez. Faça seu agendamento de consulta online.