Por que sentimos palpitações?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que são palpitações? Bom, são a percepção de nossos batimentos cardíacos. Embora normalmente não o percebamos, é normal senti-los de vez em quando. Isso pode acontecer tanto com jovens quanto com idosos, geralmente quando sentem que seu coração está acelerado ou batendo muito forte. 

Na maioria dos casos, não é muito importante. Contudo, às vezes, essas palpitações podem ser causadas por uma patologia grave, por isso é importante consultar um cardiologista em Madureira para fazer um diagnóstico adequado.

Palpitações: quais são as causas mais comuns?

O nosso coração está preparado para aumentar a frequência cardíaca em determinadas situações de estresse. Por isso, é comum que, quando estamos fazendo exercícios ou ficando com raiva, nosso coração dispare. Assim, a maioria das palpitações não estão relacionadas a problemas de saúde. No entanto, em algumas pessoas, ele dispara sem motivo aparente. 

De qualquer forma, as principais causas de palpitações incluem:

  • Febre;
  • Depressão;
  • Uso de remédios;
  • Atividade física extenuante;
  • Muito ou pouco hormônio tireoidiano;
  • Ingestão de café, álcool ou outros estimulantes;
  • Alterações hormonais associadas à menstruação, gravidez ou menopausa;
  • Respostas emocionais fortes, como estresse, ansiedade ou ataques de pânico.

Em alguns casos, ainda, as causas podem ser múltiplas e um sinal de um problema sério, como alteração no funcionamento da glândula tireóide, uma infecção, anemia ou arritmia, por exemplo.

Os pacientes com arritmias podem sofrer com uma frequência cardíaca muito rápida (taquicardia), lenta (bradicardia), uma frequência cardíaca normal que varia ou uma combinação dos três.

Como o cardiologista em Madureira faz o diagnóstico?

Quando o cardiologista em Madureira cuida de um paciente com palpitações, é importante que ele tente descobrir os fatores que desencadearam a possível arritmia. Para fazer isso, ele ouvirá o seu coração com um estetoscópio e fará perguntas sobre seu histórico médico. Além disso, ele pode procurar sinais de doenças que podem causar palpitações cardíacas, como a glândula tireoide inchada.

Caso haja suspeita de que as suas palpitações são causadas por uma arritmia ou outra doença cardíaca, podem ser solicitados os seguintes exames:

Eletrocardiograma

É um procedimento não invasivo, no qual um técnico coloca fios em seu peito que registram os impulsos elétricos de seu batimento cardíaco. Assim, a atividade elétrica do coração é medida. Através dele, é possível detectar problemas com os batimentos e a estrutura do coração que podem causar palpitações. O exame será feito em repouso ou durante o exercício.

Monitoramento Holter

Um monitor Holter é um dispositivo pequeno e portátil que monitora o ritmo do seu coração. O seu cardiologista em Madureira pode pedir que você o utilize por um ou dois dias. Durante esse tempo, o dispositivo registra cada batimento cardíaco, enquanto você escreve em um diário quando sente as palpitações. Geralmente, esse procedimento é adotado para detectar palpitações cardíacas que não são encontradas durante um eletrocardiograma normal.

Outros exames

Além do eletrocardiograma e do Holter, o seu médico ainda pode solicitar outros exames, que incluem:

  • Ecocardiografia;
  • Ressonância magnética cardíaca;
  • Radiografia de tórax;
  • Teste ergométrico;
  • Exames laboratoriais como hemograma;
  • Exames de tireóide.

Cuide do seu coração, agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Cuidar da saúde do nosso coração é muito importante! Se você sentir palpitações que demoram mais de 1 hora para desaparecer, pioram ao longo do tempo ou surgem acompanhadas de outros sintomas, como tonturas, aperto no peito ou falta de ar, é primordial procurar um especialista.

Esse médico poderá solicitar alguns exames de diagnóstico e identificar se o problema está sendo causado por uma alteração cardíaca. Dessa forma, iniciando o tratamento adequado, caso seja necessário.

Por isso, agende agora mesmo uma consulta com um cardiologista em Madureira! A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que segue todos os protocolos de segurança no combate a proliferação do coronavírus.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra