Como a pandemia do coronavírus pode afetar nosso sistema cardiovascular

Tempo de leitura: 3 minutos

A grave situação provocada pela pandemia e as medidas implementadas para tentar impedir a propagação do vírus nos submeteu a um aumento acentuado do estresse. Como resultado, era de se esperar que isso pudesse causar mudanças notáveis ​​em nossa vida e saúde. Mas você sabia que também existem sequelas cardiovasculares pós-covid?

Justamente por isso, se você já teve coronavírus, mesmo que tenha se recuperado ou não apresentou sintomas, é importante consultar um cardiologista em Madureira. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

Sequelas cardiovasculares pós-covid: como essa doença afeta o coração?

A pandemia do coronavírus continua a causar morbidade e mortalidade significativas em todo o mundo. Até então, a ênfase principal da doença tinha sido sobre as suas complicações respiratórias. Porém, logo no início ficou claro que a COVID-19 apresenta um amplo espectro de complicações que vão além delas. Isso porque um grande grupo de pacientes hospitalizados apresentava evidências de danos cardíacos.

Recentemente, no entanto, é reconhecido que alguns pacientes que não foram hospitalizados também sofrem com essas lesões. Isso levanta a preocupação de que poderia haver pessoas que superaram a infecção inicial, mas ficaram com complicações e sequelas cardiovasculares pós-covid.

Isso inclui síndrome coronariana aguda, inflamação do coração, presença de arritmias desconhecidas e insuficiência cardíaca, por exemplo. Caso essas sequelas não sejam controladas, podem levar a uma parada cardiorrespiratória.

Assim, muitos pacientes que se recuperaram da infecção por COVID-19 tiveram comprometimento cardiovascular detectado por exames. E isso independentemente das condições pré-existentes, gravidade e curso geral de apresentação do coronavírus, o tempo desde o diagnóstico original ou presença de sintomas cardíacos.

Mas por que isso acontece? Bom, a infecção viral ataca o coração, o que produz inflamação como a resposta imunológica do corpo e desencadeia essas patologias. 

E, então, quando procurar um médico?

Um número notável de pacientes apresentam sintomas persistentes como palpitações e desconforto no peito. Ou, ainda, dispnéia, que é falta de ar e cansaço. E isso mesmo naqueles pacientes que foram infectados, mas tiveram um quadro assintomático, ou que já não possuem mais o vírus ativo em seu organismo.

Vale ressaltar, contudo, que esses e outros sintomas podem levar mais tempo para aparecer. Por isso, após ter superado a doença com sucesso, se você sentir qualquer um deles ou mesmo se não sentir nada, deve procurar um cardiologista em Madureira para fazer um check-up cardiológico. Esse especialista irá avaliar a saúde do seu coração e, caso seja necessário, pode solicitar alguns exames.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Se você já teve coronavírus, é uma boa ideia agendar uma consulta com os médicos especialistas da Rio Norte Saúde. Principalmente porque alguns pacientes sofrem com sequelas cardiovasculares pós-covid, embora não tenham tido nenhuma doença cardíaca subjacente ou não tenham estado doentes o suficiente para serem hospitalizados. Por isso, agende agora mesmo uma consulta com o cardiologista em Madureira!

A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa e segue todas as medidas de segurança para evitar infecções por COVID-19.