Você precisa se preocupar com dores no peito?

Tempo de leitura: 3 minutos

A dor no peito é um sintoma que costuma gerar muita preocupação na pessoa que a sofre. Embora possa ser devido a causas graves, é verdade que as causas são amplas e variadas. E nem todos são preocupantes. Justamente por esse motivo, uma dúvida bastante comum para muitos pacientes é sobre quando se preocupar com dores no peito.

Se você também tem essa dúvida, continue a leitura e não esqueça de agendar uma consulta com um cardiologista em Madureira!

Saiba quando se preocupar com dores no peito

A dor torácica é um sintoma que causa grande preocupação no paciente. Mas a verdade é que as causas podem ser muitas e variadas. Por exemplo, pode ser devido tanto a patologias como problemas musculares do tórax devido a trauma ou grande esforço, quanto a outras patologias potencialmente fatais, como infarto do miocárdio ou tromboembolismo pulmonar.

Em geral, as causas da dor podem ter origem cardiológica, pulmonar, digestiva, musculoesquelética ou psicogênica. Quanto às causas cardíacas, podemos destacar o enfarte do miocárdio, pericardite ou patologia das válvulas cardíacas. 

Já as causas pulmonares podem ser pneumonia, tromboembolismo pulmonar ou pneumotórax, enquanto as causas digestivas incluem úlcera gástrica ou duodenal, espasmo esofágico e refluxo gastroesofágico. Aqui também podemos falar de trauma direto na parede torácica ou costocondrite nas causas musculoesqueléticas e, claro, ansiedade no setor psicogênico.

De qualquer forma, é difícil estabelecer quando se preocupar com dores no peito. No caso de qualquer dor que comece em repouso ou com exercício físico, sem história traumática prévia, que não se altere com os movimentos do tórax e seja acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, palpitações ou sudorese, é aconselhável procurar avaliação de um cardiologista em Madureira.

Você precisa se preocupar com dores no peito

A Importância do diagnóstico precoce

O atendimento médico deve ser o mais imediato possível e ter como objetivo descartar as causas que podem ser fatais. Por isso, não hesite em consultar um cardiologista em Madureira. Com o auxílio da história clínica e do exame físico, além de algum exame relevante como o ECG, é possível ter um diagnóstico preciso.

Para tanto, o especialista avalia, além dos sintomas e sinais que a acompanham, a localização e irradiação, a duração, os desencadeantes e agravantes e os fatores que a aliviam. Além disso, ele irá avaliar o histórico pessoal do paciente (idade, sexo e fatores de risco) e histórico familiar de doença cardiovascular precoce.

O exame físico inclui diferentes estudos, como a medição da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura, pulso e o estado geral do paciente. Também inclui ausculta cardíaca e pulmonar (para descartar atrito pleural e sons anormais), palpação abdominal, etc.

O eletrocardiograma em Madureira, por sua vez, é um exame que auxilia no diagnóstico diferencial da dor torácica, principalmente quando há suspeita de causa isquêmica. 

Agende sua consulta com um cardiologista em Madureira!

Se você sentir dor no peito, consulte um médico imediatamente. A detecção precoce é o melhor aliado no tratamento. Portanto, agende agora mesmo sua consulta com um cardiologista em Madureira! Além dessa especialidade, na Rio Norte Saúde você também encontra atendimento humanizado com diversos outros especialistas, além de poder realizar os seus exames no mesmo local, para seu maior conforto e comodidade.