Por que fazer a prova de função pulmonar pós-covid?

Tempo de leitura: 3 minutos

O dano à função pulmonar de pacientes que venceram a COVID-19 merece atenção. Afinal, a pandemia de coronavírus apresentou desafios consideráveis ​​aos serviços de saúde em todo o mundo e, embora ainda esteja sendo estudada, já se sabe que pode deixar sequelas. Por esse motivo, um check-up de saúde pode ser solicitado pelo clínico geral em Madureira. Entre os exames, é possível que os pacientes tenham que realizar a prova de função pulmonar pós-covid.

Prova de função pulmonar pós-covid: entenda a importância desse exame

Como o coronavírus se trata de uma doença relativamente nova, os especialistas ainda estão estudando como as pessoas se recuperam dela. No entanto, foi observado que o vírus pode deixar efeitos colaterais duradouros e persistentes mesmo quando não há mais carga viral circulante.

Como resultado, pacientes já recuperados da COVID-19 podem apresentar sintomas como fadiga, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, dores nas articulações, dores musculares, suor, diarréia e dificuldade em dormir ou comer. 

Outros sintomas conhecidos ainda incluem desconforto no peito, tosse, problemas respiratórios, febre, calafrios e dificuldade para respirar. Isso porque, além do coração e do cérebro, o pulmão é um dos órgãos mais afetados.

É possível que esses últimos sintomas, inclusive, sejam ocasionados por um quadro de pneumonia. As inflamações pulmonares resultantes do novo coronavírus acontecem em áreas menores, porém, em maior número. 

Elas podem ser uma consequência da lesão gerada nos pulmões ou da resposta exagerada do sistema imune do organismo ao vírus, e permanecem no órgão por muito mais tempo, o que seria a principal razão para a sua gravidade. 

Devido ao comprometimento persistente da função respiratória, alguns exames, incluindo a prova de função pulmonar pós-covid, são muito importantes e, por isso, podem ser solicitados pelo clínico geral em Madureira como parte de um check-up geral.

Essa bateria de exames é extremamente importante para avaliar, diagnosticar e, é claro, tratar corretamente as sequelas que podem surgir. E, posteriormente, caso haja necessidade, o clínico geral em Madureira poderá encaminhar o paciente para outras especialidades.

Para que serve e quem deve realizar a prova de função pulmonar pós-covid?

Alguns pacientes infectados pelo coronavírus permaneceram com a função pulmonar reduzida mesmo após meses da contaminação. Justamente por esse motivo, mesmo que uma pessoa já tenha se curado do coronavírus, ela ainda precisa ser cautelosa. 

Portanto, além de testar negativo, é recomendado que procure um clínico geral em Madureira para realizar um ecocardiograma, uma tomografia de tórax e a prova de função pulmonar pós-covid, a fim de avaliar a saúde dos pulmões. 

Esses exames servem para descobrir se ocorre lesão pulmonar e, em caso afirmativo, se ela é permanente ou se resolve com o tempo. Justamente por isso, é importante que sejam realizados por todos os pacientes que já tiveram COVID-19, inclusive aqueles que apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. 

Isso porque, ainda que não sejam do grupo de risco e não tenham apresentado febre, tosse seca, cansaço ou qualquer dos sintomas indicativos da doença, a diminuição da capacidade do pulmão pode acontecer.

Além desses exames, o médico ainda poderá solicitar diversos outros, para avaliar também a saúde vascular, neurológica e cardíaca.

Agende a sua consulta ou exame na Rio Norte Saúde!

Apesar da recuperação virológica, uma proporção considerável de pessoas com COVID-19 experimentou sequelas respiratórias, além das sequelas funcionais, vasculares e psicológicas. Por esse motivo, os cuidados com a saúde não podem parar após o paciente se recuperar dessa doença sistêmica.

Pensando nisso, a Rio Norte Saúde está disponível para fornecer a você consultas e exames em um mesmo local, seguindo todos os protocolos para proteger todos os nossos pacientes e funcionários do coronavírus. Portanto, agende agora mesmo a sua consulta com o clínico geral em Madureira ou a prova de função pulmonar pós-covid!