HPV

Tempo de leitura: 1 minuto

Você já ouviu falar sobre o HPV? O Papiloma vírus humano ou HPV, como é mais conhecido, é um vírus habitualmente adquirido pela via sexual e causador de algumas doenças como: verrugas genitais e o câncer de colo uterino.

Tudo que você quer saber sobre HPV | Dr. Lícia de Matos | Mastologista/Ginecologista e Obstetra

A prevenção é feita com o uso da camisinha, que deve ser usada em todos os tipos de práticas sexuais, e desde o começo da relação, mesmo antes da penetração de fato. O diagnóstico pode ser feito de algumas maneiras, mas o principal é através do Preventivo ou Exame de Papanicolau, como também é conhecido; que é capaz de identificar as lesões no colo uterino causadas pelo HPV.

Muitas vezes também é necessário realizar uma Colposcopia, que define com maior precisão o tipo de lesão, determinando o seguimento terapêutico. Essas lesões se não forem adequadamente tratadas podem evoluir para o Câncer de Colo Uterino, doença grave que ainda mata mulheres no nosso país.

Quer saber mais sobre o HPV? Agende uma consulta com o seu ginecologista, ele é o profissional competente para esclarecer todas as suas dúvidas!