Janeiro Branco: o autocuidado na campanha de saúde mental

Tempo de leitura: 3 minutos

Os especialistas acreditam que o mês de janeiro tem um perfil, simbolicamente falando, terapêutico. Janeiro também é conhecido por ser um mês convidativo, guiado pelo sentimento de renovação. 

É quando surgem, por exemplo, aquelas listas de resoluções para o ano que se inicia. Para psicólogos de todo o país, este mês representa mais do que apenas isso, janeiro representa o mês da saúde mental e emocional.

O Janeiro branco busca mobilizar a sociedade para um dos assuntos mais importantes da humanidade

O tema mental é o assunto principal dos últimos anos, então foi criada uma campanha voluntária, social, igualitária e sem fins lucrativos. Tudo em prol da sociedade, chamada Janeiro Branco.

Os índices de ansiedade, suicídio e depressão são elevados cerca de 20 anos atrás, o Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtornos de ansiedade. Esses são os sinais de alerta, para que possamos prevenir que as patologias continuem.

A orientação é importante no mês da saúde mental

Infelizmente a saúde mental ainda é um tabu na sociedade, existe um estigma preconceituoso em relação ao tratamento da saúde mental. Então o autocuidado do Janeiro Branco busca promover saúde, para combatê-lo.

Os psicólogos estão engajados no janeiro branco

A campanha busca atuar com palestras de psicólogos, onde são passadas informações muito relevantes para a saúde mental. Com a pandemia, o evento migrou para a internet, mobilizando diversas entidades, o que aumentou seu alcance.

Em alguns estados Janeiro Branco é lei

Foram sancionadas atividades que passaram a fazer parte do calendário mensal de certos estados. Seu objetivo é oferecer suporte informativo, preventivo e diagnóstico para a população.

Este mês alerta para a uma questão de saúde pública, onde se pensam e executam medidas públicas voltadas à para a saúde mental, especificamente.

A circulação do discurso sobre saúde mental é o principal meio para se chegar em um processo preventivo ao adoecimento emocional.

Como funciona o autocuidado da saúde emocional

Os profissionais que participam da ação conversam com as pessoas, aferem pressão e chamam a atenção para a psico educação.

Por meio de atividades como: Lian Gong, Yoga, entregando panfletos, folderes, lacinhos, balões, workshops, ginástica laboral e música. São ensinados os cuidados da saúde mental.

Para que falemos mais sobre sentimentos

O janeiro branco promove a conversa aberta sobre sentimentos e emoções na sociedade, também aborda a importância da subjetividade e do pensamento coletivo. Eles falam frases como por exemplo: “ninguém é feliz sozinho”, ou “para mudar o precisamos de todo mundo”, e movimentam multidões.

Um chamado global

Esta ação já viajou o mundo, para a África, EUA, Japão e Portugal. Além do alcance nas redes sociais, o que deu mais importância à causa. E a mensagem prevalece a mesma, é melhor prevenir do que remediar.

Agendamento de consulta online com psicólogo

Cuide de suas emoções e comportamentos, entre em contato com a Rio Norte Saúde e agende sua consulta de onde você estiver.