Como funciona o diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda

Tempo de leitura: 3 minutos

A trombose no interior de uma veia profunda é um fenômeno que ocorre quando o sangue solidifica e dificulta ou impede sua circulação normal. Assim, trata-se do desenvolvimento de um coágulo dentro de uma veia, geralmente da perna. Isso impede o retorno normal do sangue ao coração. Em alguns casos, pode causar complicações graves. Por esse motivo, é importante entender mais sobre como funciona o diagnóstico de trombose venosa profunda, assim como o seu tratamento.

Diagnóstico de trombose venosa profunda: entenda como ele é feito

Para o diagnóstico de trombose venosa profunda, em um primeiro momento, o angiologista em Madureira fará a anamnese. Isto é, ele irá fazer perguntas sobre o seu histórico de saúde, sintomas, histórico familiar, etc. 

Esse especialista também fará um exame físico para verificar se há áreas de inchaço, sensibilidade, dor à palpação, problemas de mobilidade ou alterações na cor da pele. No entanto, pode ser difícil detectar uma trombose venosa profunda, especialmente se não houver dor ou inchaço ou se forem muito leves.

Nestes casos, o diagnóstico pode ser confirmado com a ajuda de alguns testes. Justamente por isso, seu médico pode associar a anamnese e o exame físico à realização de exames laboratoriais e de imagem. 

Assim, ele pode solicitar um exame de sangue para medir uma substância chamada D-dímero, que é um tipo de proteína produzida por coágulos sanguíneos. Quase todas as pessoas com trombose venosa profunda grave têm níveis aumentados dessa proteína no sangue. 

Já entre os exames de imagem, o angiologista em Madureira pode solicitar a realização de ultrassom, raio X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

E como funciona o tratamento para trombose venosa profunda?

O tratamento para trombose venosa profunda tem o objetivo de impedir que o coágulo se rompa e viaje para os pulmões. Ou seja, visa principalmente a prevenção da embolia pulmonar. Além disso, outro objetivo bastante importante é impedir que o coágulo fique maior, aliviar os sintomas e prevenir a recorrência, reduzindo a chance de surgirem novos coágulos.

Para isso, existem diversas opções de tratamento, mas o mais comum é a prescrição de medicamentos anticoagulantes. Eles não dissolvem os coágulos sanguíneos existentes, mas podem impedir que os coágulos aumentem ou reduzir o risco de desenvolver novos trombos. 

Se você não pode tomar anticoagulantes, um filtro pode ser inserido em uma grande veia do abdômen, a veia cava. Esse implante do filtro não é feito exatamente para o tratamento da trombose venosa profunda, mas sim para a prevenção da embolia pulmonar. Isso porque ajuda a evitar que os coágulos liberados se alojem nos pulmões.

O uso de meias de compressão também pode ser recomendado pelo seu médico, pois reduzem a chance de acúmulo e coagulação do sangue. 

Em casos mais graves, o angiologista em Madureira pode prescrever um medicamento trombolítico, que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo. 

Agende sua consulta com um angiologista em Madureira!

O correto diagnóstico de trombose venosa profunda é extremamente importante para que o método de tratamento mais adequado possa ser seguido. Dessa forma, é possível garantir uma melhor qualidade de vida. Por isso, agende agora mesmo sua consulta com um angiologista em Madureira!