Varizes na gravidez: o que fazer e como cuidar

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a gestação, o volume sanguíneo aumenta, enquanto a taxa na qual o sangue flui das pernas para a pelve diminui. Isso coloca pressão sobre as veias. Como resultado, é algo que, junto com as alterações hormonais, fazem com que as varizes na gravidez sejam relativamente comuns. Justamente por esse motivo, o acompanhamento médico adicional com um angiologista em Madureira, além do obstetra, também deve ser parte do pré-natal.

Como prevenir o aparecimento de varizes na gravidez?

As varizes são uma dilatação das veias superficiais que frequentemente adquirem um curso tortuoso. Normalmente são acompanhados de coloração azulada visível na pele. Em geral, a localização habitual das varizes é nas pernas.

Quando o assunto são varizes na gravidez, além das pernas, elas também podem aparecer nas nádegas e na vulva. A aparência de vasinhos também é normal, que são as pequenas veias superficiais ou capilares que são vistas nas pernas de uma cor azul escura ou lilás.

Elas podem ocorrer devido às alterações hormonais, pois o aumento dos níveis de progesterona pode dilatar ou abrir as veias. Além disso, durante a gestação, o útero exerce pressão sobre a veia cava inferior (a veia que transporta o sangue das pernas e pés para o coração), contribuindo ainda mais para as varizes. 

Felizmente, existem algumas orientações que podem ajudar a prevenir as varizes na gravidez, ou a reduzir o seu desconforto se já sofremos com elas:

  • Não carregue excesso de peso ou levante coisas muito pesadas;
  • Use meias elásticas desde o primeiro mês de gravidez;
  • Evite passar muito tempo sentado ou em pé na mesma posição;
  • Quando estiver deitada, mantenha seus pés elevados com grandes almofadas ou travesseiros, pois isso favorece e alivia a circulação nas pernas;
  • Não use roupas apertadas nas pernas ou na cintura;
  • Não use sapatos de salto alto e evite, principalmente, os de salto fino;
  • Não fume, pois o tabaco, além de todos os malefícios já popularmente conhecidos, também prejudica a circulação sanguínea;
  • Evite a exposição a altas temperaturas;
  • Massagens circulatórias suaves podem ser realizadas nas pernas, promovendo o fluxo sanguíneo e o descanso de melhor qualidade.

Como cuidar de varizes na gravidez? 

Antes de mais nada, vale ressaltar que, se as varizes na gravidez já começaram a aparecer, não se assuste, pois geralmente não são prejudiciais, embora possam causar coceira e desconforto. Se forem realmente evidentes e incômodas, recomenda-se uma consulta com o angiologista em Madureira, para que ele possa fazer uma avaliação para verificar se há risco de trombose. 

O tratamento, nestes casos, sobretudo por conta da gestação, é conservador. Aqui estão alguns de seus passos:

  • Praticar exercícios moderados, como natação, para aliviar o desconforto causado pelas varizes e facilitar a circulação sanguínea;
  • Controlar seu peso;
  • .Use meias especiais para varizes, de acordo com indicação médica.

Já se você apresentar sintomas, como edema ou dor, o tratamento pode incluir medicamentos venotônicos, anti-inflamatórios e anti coagulantes.

Consulte um angiologista em Madureira!

Ainda que em muitos casos não sejam prejudiciais, as varizes na gravidez podem causar desconforto nas futuras mamães. Além disso, em alguns casos, podem levar à trombose. Por esse motivo, é muito importante passar por uma avaliação e ter o acompanhamento de um angiologista em Madureira como parte do seu pré-natal. Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta na Rio Norte Saúde!