Principais mitos sobre colesterol e a verdade por trás de cada um deles

Tempo de leitura: 4 minutos

Você provavelmente já ouviu falar sobre colesterol, certo? De todos os compostos do nosso corpo, ele é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos.  Mas, apesar de ser um nome familiar, existe muita desinformação em torno desta substância gordurosa. Justamente por esse motivo, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde, decidimos trazer os principais mitos sobre colesterol e a verdade por trás de cada um deles.

Confira a verdade por trás dos principais mitos sobre colesterol

Quando presente em níveis elevados no sangue, o colesterol aumenta o risco de doença cardiovascular. Isso porque esse componente, junto com outras substâncias, como gordura e cálcio, se acumula em placas nas paredes das artérias. Com o tempo, isso estreita os vasos sanguíneos e pode levar a complicações, incluindo derrame e ataque cardíaco.

Por isso, muitas pessoas associam o colesterol a algo ruim. No entanto, na verdade trata-se de um componente importante das membranas celulares dos animais. Assim, independentemente do nome ruim, o colesterol é essencial para a vida.

Mas a desinformação sobre ele é abundante. Pensando nisso, vamos desmitificar os principais mitos sobre colesterol:

Todo o colesterol é ruim

Sim, níveis elevados de colesterol são um fator de risco para doenças. No entanto, é um mito sobre colesterol que ele é totalmente ruim. Como mencionado anteriormente, esse é um componente vital das membranas celulares. Portanto, não seria possível sobreviver sem ele.

Além de seu papel estrutural nas membranas, também é essencial para a produção de hormônios esteróides, vitamina D e ácido biliar.

Apenas homens precisam se preocupar com os níveis de colesterol

Esse é um dos mitos sobre colesterol mais difundidos. Porém, também não é verdade. Tanto homens quanto mulheres podem sofrer ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. 

O que acontece é que as mulheres tendem a desenvolver doenças cardíacas mais tarde, depois de perderem os efeitos protetores dos estrogênios. Isso começa a acelerar o risco de doenças cardíacas, até que elas apresentam o mesmo risco que os homens. 

Eu teria sintomas se tivesse colesterol alto

Isso não poderia estar mais longe de ser verdade. Normalmente, o colesterol alto é silencioso, ou seja, não causa sintomas. 

Na verdade, na maioria dos casos, os únicos sintomas aos quais o colesterol pode estar associado são os tardios. Isto é, dor no peito, ataque cardíaco ou até morte súbita, quando o acúmulo excessivo desse componente causa danos e bloqueio do coração e dos vasos sanguíneos.

É por isso que é recomendado fazer exames de sangue regularmente como parte de um check-up geral de saúde, a fim de avaliar os seus níveis de colesterol. Porém, é claro, a idade em que você começa a fazer esses exames e a frequência devem ser determinadas por seus fatores de risco individuais.

Não há nada que eu possa fazer sobre meu nível de colesterol

Felizmente, isso não é verdade. Você pode tomar medicamentos para reduzir o colesterol, comer os alimentos certos, praticar exercícios, manter um peso saudável e evitar fumar e o consumo excessivo de álcool.

colesterol

Tenho um peso saudável, por isso não posso ter colesterol alto

Outro mito sobre colesterol bastante comum. Mas a verdade é que, ainda que você tenha um peso saudável, o seu colesterol pode estar em níveis anormais. Afinal, o peso é mais uma função do seu metabolismo herdado e do equilíbrio entre as calorias consumidas e as gastas.

Além disso, uma pessoa pode nascer com uma tendência genética de não processar o colesterol com eficiência, por exemplo. Logo, pode ter uma predisposição genética para colesterol alto.

Vale ressaltar também que outros fatores podem afetar o seu colesterol, como a sua idade, os alimentos que você ingere, seus hábitos de exercícios, se você fuma e a quantidade de álcool que bebe.

Consulte um cardiologista em Madureira

Agora que já esclarecemos a verdade dos principais mitos sobre colesterol, é essencial lembrar sobre a importância de fazer um check-up regularmente com um cardiologista em Madureira. Por isso, agende agora mesmo uma consulta na Rio Norte Saúde! Seguimos todos os protocolos de segurança e higienização no combate ao coronavírus.