Saúde Mental: Por Que Consultar Um Psicólogo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante muitos anos, a saúde mental da população foi negligenciada. E, ainda hoje, embora o tema seja mais debatido e divulgado, existe certo preconceito e muitas dúvidas. Por exemplo, quando e por que consultar um psicólogo? Afinal, saúde mental diz respeito à forma como reagimos às exigências da vida, harmonizamos nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções e o psicólogo tem papel fundamental nesse processo.

Qual é o conceito de saúde mental?

Antes de falarmos sobre quando e por que consultar um psicólogo, primeiramente é importante debater um conceito importante: a saúde mental. Hoje em dia, o termo está na boca do povo, mas a verdade é que nem todo mundo sabe exatamente o que significa.

Na prática, não existe para saúde mental uma definição única. Mas, podemos dizer que o termo diz respeito à forma como reagimos às exigências, aos desafios e as mudanças da vida, e a forma como harmonizamos nossas ideias e emoções.

Afinal, diariamente vivenciamos diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva, felicidade, frustração, euforia, ansiedade e outras, causadas por situações rotineiras ou inesperadas, e a forma como lidamos com elas certamente mostra como está a nossa saúde mental.

Psicólogo e saúde mental: quando e por que consultar?

Psicólogo conversando com a sua paciente

O psicólogo é um especialista no comportamento humano. E, fazendo uso de diferentes métodos científicos, estuda quais são os principais fatores que influenciam no modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam no dia a dia.

Além disso, o profissional estuda possíveis estratégias e intervenções, baseadas em evidências científicas, para ajudar essas pessoas a terem uma boa saúde mental, superar suas limitações emocionais, superar traumas e ter mais qualidade de vida de modo geral.

Na prática, a pergunta por que consultar um psicólogo é fácil de responder. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, confira 3 razões para agendar uma consulta.

Para se conhecer melhor

Você não precisa ter uma doença ou transtorno mental, tampouco ter sofrido algum trauma, para consultar um psicólogo, pelo contrário. Fazer terapia é também uma forma de cuidado e autoconhecimento porque te ajuda a lidar melhor com as frustrações da vida, a entender os seus próprios sentimentos e como eles interferem no seu dia a dia.

Para superar traumas

Diferentes tipos de experiências dolorosas podem causar traumas que impactam a nossa saúde mental. Uma separação, um assalto, um acidente de carro, a perda de um ente querido, entre muitas outras. E para superar esses traumas que, muitas vezes, são altamente limitantes, a orientação psicológica acaba sendo imprescindível.

Para tratar doenças e transtornos mentais

Ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), esquizofrenia, estresse pós-traumático, transtorno de personalidade borderline… é possível citar uma série de doenças e transtornos mentais nos quais o acompanhamento de um psicólogo, em conjunto com profissionais de outras áreas, como o psiquiatra, faz toda a diferença no tratamento dos pacientes.

A terapia é, mais do que um tratamento, uma ferramenta de autocuidado e uma excelente forma de ter mais qualidade de vida e, claro, cuidar da saúde mental.

Agende uma consulta com psicólogo na Rio Norte Saúde

Na Rio Norte Saúde você cuida da sua saúde como um todo. Nossa equipe multidisciplinar possui psicólogos qualificados para ajudá-lo na busca por melhorar sua saúde mental. Agende agora uma consulta.