Como Saber Se Preciso Ir Ao Endocrinologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

A endocrinologia é uma área médica dedicada ao estudo e tratamento dos transtornos das glândulas endócrinas, órgãos responsáveis por secretar hormônios que atuam na regulação de boa parte das funções do corpo. Sendo assim, existem diferentes situações que podem motivar o agendamento de uma consulta com um médico dessa especialidade. No entanto, na prática, como saber se preciso procurar um endocrinologista? Confira a seguir.

Endocrinologista: entenda a função do especialista

O endocrinologista é o médico responsável pelo estudo dos órgãos endócrinos e seus componentes, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem esses órgãos e, consequentemente, afetam o bom funcionamento do organismo.

Assim como acontece em outras especialidades médicas, muitos pacientes somente procuram o endocrinologista quando um médico de outra área, como o clínico geral ou ginecologista, por exemplo, faz o encaminhamento com base em alguns sintomas:

  • Alterações nos resultados de exames;
  • Aumento do volume de urina e sede;
  • Excesso de pelos em mulheres/meninas;
  • Alterações rápidas do peso (ganho ou perda);
  • Crescimento das mamas em homens/meninos.

Para responder a pergunta como saber se preciso ir ao endocrinologista, observar a presença desses sintomas é o primeiro passo. A partir de uma avaliação clínica e da dosagem de hormônios, o médico consegue identificar a causa e indicar o tratamento.

Em relação às doenças e distúrbios tratados pelo endocrinologista, é possível destacar alguns dos mais comuns: hipertireoidismo e hipotiroidismo, obesidade e diabetes.

3 condições clássicas tratadas pelo endocrinologista

3 condições clássicas tratadas pelo endocrinologista

As alterações hormonais e doenças tratadas pelo endocrinologista têm alta prevalência. Em muitos casos, o diagnóstico e início precoce do tratamento são fundamentais para o bom prognóstico do paciente. Mas, como elas se manifestam na prática?

Hipertireoidismo e hipotireoidismo

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são alterações no funcionamento da tireoide, glândula localizada na região do pescoço que tem a função de produzir hormônios responsáveis por estimular o metabolismo. O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide funciona de forma mais rápida que o normal, produzindo hormônios de forma excessiva.

Os sintomas incluem insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, coração acelerado, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, transpiração, fraqueza muscular. Já o hipotireoidismo ocorre quando a tireoide opera de forma mais lenta do que o normal, causando alterações no crescimento, dificuldade em perder peso, cansaço e sonolência, problemas de fertilidade, entre outros.

Obesidade

Os hormônios produzidos pela tireoide influenciam o funcionamento do nosso metabolismo e podem dificultar a perda de peso. Por sua vez, a obesidade é um fator de risco para outras doenças perigosas, como doenças cardiovasculares.

Diabetes

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e, quando o paciente tem diabetes, ocorrem alterações no organismo que desencadeiam oscilações nos níveis de açúcar no sangue, motivadas pela falta de produção ou defeito na ação desse hormônio.

O endocrinologista ainda é responsável pelo tratamento de outras diversas doenças e alterações hormonais e um check-up completo não pode deixar essa especialidade de fora.

Consulte um endocrinologista da Rio Norte Saúde

A Rio Norte Saúde é uma clínica completa em Madureira, na qual é possível consultar diferentes especialidades e fazer exames. Se você precisa agendar uma avaliação com endocrinologista, consulte agora nosso atendimento.