Tempo de leitura: 4 minutos
Descobrir o sexo do seu bebê é um marco emocionante. Não à toa, a realização da ultrassonografia morfológica em Madureira é um dos momentos mais esperados após a descoberta da gravidez. Mas, além do sexo, o que mais esse exame pode revelar? Também chamado de ultrassom ou USG morfológico, ele examina o desenvolvimento do bebê da cabeça aos pés. Dessa forma, você pode esperar informações sobre o crescimento, a posição e a saúde do seu filho.
Indice
O que é e para que serve a ultrassonografia morfológica?
Embora o ultrassom não seja obrigatório, trata-se de um exame extremamente importante para um acompanhamento mais completo durante o pré-natal. Sendo, portanto, pedido pelo obstetra em Madureira. Assim, a ultrassonografia morfológica é um exame de imagem recomendado para todas as gestantes, feito a partir da emissão de ondas sonoras em alta frequência. Por meio desse exame, é possível:
- Confirmar a idade gestacional;
- Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e do fêmur;
- Avaliar o crescimento e o desenvolvimento;
- Monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
- Localizar a placenta;
- Mostrar anormalidades no bebê e possíveis doenças ou malformações.
Quando a ultrassonografia morfológica deve ser realizada?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o indicado é que a ultrassonografia morfológica em Madureira seja realizada pelo menos duas vezes:
Ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre
No primeiro exame, realizado entre a 11ª e 13ª semanas de gestação, uma das coisas mais importantes a serem avaliadas é o parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca, chamado de translucência nucal (TN).
Esse é o principal indicador para dizer se o bebê tem um risco alto ou baixo para ter alguma síndrome genética. Assim, se o índice estiver acima do esperado, existe um risco maior da criança apresentar malformações ou síndromes, como a de Down. No entanto, para calcular o risco, deve-se levar em conta também a idade materna, idade gestacional, o histórico familiar, a presença ou ausência do osso nasal, frequência cardíaca fetal e outros fatores.
Além disso, o fluxo do ducto venoso e das artérias uterinas, bem como outros marcadores também podem ser avaliados, conforme solicitado pelo obstetra em Madureira.
Ultrassonografia morfológica de segundo trimestre
Já o segundo exame, realizado entre a 20ª e 24ª semanas de gestação, permite avaliar a morfologia fetal, o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária. Ele possui uma confiabilidade muito grande, pois nesta fase o feto já está bem desenvolvido e com os órgãos mais definidos.
Por meio desse exame, então, é possível monitorar o crescimento do bebê, avaliando o peso e o tamanho, verificar se há problemas na placenta, como placenta de inserção baixa ou descolamento da placenta, e monitorar os níveis de líquido amniótico.
Esse exame também pode ser feito para medir o comprimento do colo do útero, diagnosticar problemas com os ovários ou útero, confirmar uma possível morte intrauterina, examinar o feto para malformações ou problemas de fluxo do sangue e determinar se o bebê está recebendo oxigênio suficiente.
Já a visualização do sexo do bebê depende de uma série de fatores. Por exemplo, pode ser mais difícil identificar o sexo se uma parte do cordão umbilical estiver entre as pernas do bebê. Mas, de qualquer forma, somente neste segundo ultrassom morfológico é que é mais provável identificar se virá um menino ou uma menina.
Realize a sua ultrassonografia morfológica em Madureira
Um dos principais exames a ser realizado durante a gestação é a ultrassonografia morfológica. Essa é uma importante etapa do acompanhamento pré-natal que deve ser realizado com um obstetra em Madureira, a fim de prevenir diversos tipos de complicações e identificar quaisquer problemas que possam ocorrer. Atualmente existem diversos tipos de tratamentos para as mais variadas malformações, porém, quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento.
Agende a ultrassonografia morfológica em Madureira na Rio Norte Saúde, uma policlínica completa que oferece consultas com mais de 15 especialidades médicas e exames em um mesmo local.
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra