5 principais mudanças no estilo de vida para melhorar seu colesterol

Tempo de leitura: 3 minutos

O colesterol é um tipo de gordura encontrado naturalmente em nosso organismo. No entanto, em excesso, é um dos principais contribuintes para o risco de ataque cardíaco e morte por doença cardíaca. Embora o tratamento medicamentoso seja bastante eficaz para diminuir os níveis desse lipídio, existem algumas mudanças no estilo de vida que você pode adotar para melhorar seu colesterol.

Por isso, se você tem 20 anos ou mais, agende uma consulta com um cardiologista em Madureira para conversar sobre ajustar seus níveis de colesterol conforme necessário!

Por que é importante melhorar seu colesterol?

O colesterol não é um tipo de gordura totalmente ruim. Pelo contrário, o seu corpo precisa dele, pois trata-se do componente estrutural das membranas celulares. Além de ser usado para proteger os nervos e produzir certos hormônios, estando presente no cérebro, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Entretanto, todo mundo deve se preocupar com o colesterol em excesso, especialmente as pessoas que têm um forte histórico familiar de colesterol alto. Isso porque com muito colesterol circulando no sangue, ele começa a se acumular dentro dos vasos sanguíneos. Assim, existindo o risco de grudar nas paredes das artérias e estreitá-las ou até bloqueá-las. 

As suas artérias, então, terão dificuldade em movimentar o sangue por todo o corpo, incluindo o coração e o cérebro. Dessa forma, é fundamental melhorar seu colesterol, diminuindo os níveis no sangue e, consequentemente, reduzindo também os riscos de doença arterial coronariana e outras doenças cardíacas.

Confira 5 mudanças no estilo de vida para melhorar seu colesterol

Embora muitas pessoas com colesterol alto tomem medicamentos para baixá-lo e manter o colesterol em uma faixa mais saudável, a boa notícia é que as mudanças no estilo de vida também podem ser bastante eficazes na redução do colesterol.

Por esse motivo, se você quer fazer mudar o seu estilo de vida para melhorar seu colesterol, experimente estas cinco mudanças saudáveis:

Coma alimentos saudáveis ​​para o coração

Algumas mudanças em sua dieta podem melhorar seu colesterol e, consequentemente, a saúde do coração. Do ponto de vista alimentar, a melhor maneira de diminuir o colesterol é reduzir a ingestão de gordura saturada e gordura trans. Por isso, escolha gorduras “boas” em vez de gorduras “ruins”, coma muitas frutas e vegetais frescos, peixes, grãos e nozes.

Limite, ainda, a ingestão de carnes vermelhas e processadas, e alimentos e bebidas adoçados com sódio e açúcar. Além de laticínios feitos com leite integral. Em vez disso, escolha leite desnatado e produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura. 

Por outro lado, obter mais fibras em sua dieta, procurar outras fontes de proteína e usar métodos de cozimento mais saudáveis são dicas essenciais para melhorar seu colesterol.

Perca peso

O excesso de peso pode aumentar seus níveis de colesterol. Assim, se você estiver acima do peso, procure perder alguns quilos. Isso, mesmo que seja apenas 2,5 a 4,5 kg, pode reduzir o colesterol total, o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos.