Como emagrecer de maneira saudável após a quarentena?

Tempo de leitura: 5 minutos

Entre trabalhar em home office repentinamente, escolas fechadas, estresse e uma grande mudança na rotina, muitos pessoas buscaram por alimentos reconfortantes para lidar com a situação. Além disso, as academias estavam sem abrir e, quem conseguiu, manteve-se dentro de casa durante um bom período sem ter muito o que fazer. Com isso, o turbilhão de mudanças causadas pelo isolamento social provocou diversas emoções e preocupações. Mas se você ganhou peso durante a pandemia de COVID-19, saiba você não está sozinho. E agora é normal se preocupar com emagrecer de maneira saudável após a quarentena.

No entanto, para isso, é extremamente importante procurar a ajuda especializada de um endocrinologista, nutricionista em Madureira e outras especialidades para se certificar de que está saindo desse período de isolamento social com a saúde em dia e que vai emagrecer com saúde nesse período.

Dicas para emagrecer de maneira saudável após a quarentena

Perder peso pode ser difícil, sobretudo se você está tentando fazê-lo por conta própria. Afinal, a maioria das pessoas recorrem à mudanças que são insustentáveis, muito extremas ou que eliminam grupos de alimentos inteiros. Isso geralmente leva a um ciclo constante do efeito sanfona, de perda e ganho de peso. Por esse motivo, aqui estão algumas dicas para você que quer emagrecer de maneira saudável após a quarentena:

Faça um acompanhamento completo com endocrinologista e nutricionista em Madureira
O corpo humano é um sistema complexo. Por isso, o acompanhamento completo, com várias especialidades em conjunto, inclusive o endocrinologista e o nutricionista, é essencial e o mais indicado para quem quer emagrecer de maneira saudável após a quarentena.

Mesmo praticando atividade física regularmente e seguindo a dieta, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para perder peso. Em outros casos, alguns pacientes, embora se alimentem bem e comam muito, não ganham massa. Isso ocorre porque cada corpo funciona de um jeito, o que tem relação com a fisiologia, biotipo e hormônios. E se você suspeita de que existe algum problema de saúde que te atrapalhe no processo de emagrecimento, o endocrinologista em Madureira é o profissional mais indicado para te ajudar.

Já o nutricionista em Madureira é um profissional altamente qualificado que tem enfoque na alimentação. Portanto, ele cuida das moléculas e efeitos específicos da alimentação, assim como da combinação de tudo em uma dieta saudável. Dessa forma, pode ser procurado para construir um plano que você consiga colocar em prática, algo que é fundamental principalmente se você tem dificuldades na educação alimentar.

Crie uma rotina diária

É importante criar essa rotina e segui-la. Portanto, defina um horário diário para acordar e dormir. Além disso, se puder, planeje as suas refeições com antecedência. Dessa forma, você evita comer coisas que não são saudáveis por conta da correria do dia a dia. Tendemos a comer mais saudáveis ​​quando estamos mais atentos às nossas refeições, e ter um plano para o jantar significa que temos menos probabilidade de pedir delivery de última hora.

Outra dica é se vestir para o trabalho ou simplesmente tirar o pijama para ficar em casa mesmo, afinal, se você usar calça de moletom ou outras roupas largas todos os dias, é mais fácil ignorar o ganho de peso.

Pratique atividade física

Com a flexibilização da quarentena, muitas academias já voltaram a abrir com algumas restrições. Mas, de qualquer forma, se você ainda não quer sair de casa para isso, é importante encontrar uma forma de se manter ativo. Isso é muito importante não só para emagrecer de maneira saudável após a quarentena, mas também para a sua saúde de modo geral.

Afinal, o exercício é fundamental para todas as pessoas, pois contribui para o tônus ​​muscular, queima de calorias e ajuda até mesmo na autoestima. Encontre exercícios de que você goste e planeje-os para o seu dia. Trate essa parte do dia como uma reunião ou um compromisso, não sendo possível pular ou adiar.

Pense em como você está comendo

Em vez de focar nos alimentos que deve cortar, mude o foco para os alimentos que deve comer mais, como muitos vegetais e frutas, grãos integrais ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis. Além disso, controle suas porções e faça as compras com cuidado. Se você acha que vai comer um pacote inteiro de biscoitos de uma vez, não compre.

Decida como controlar o estresse

Tanto as pessoas que ainda estão respeitando a quarentena o máximo possível, assim como quem já está com uma rotina quase normal fora de casa, precisam lidar com o estresse do dia a dia. Afinal, se o seu objetivo é emagrecer de maneira saudável após a quarentena, você não quer descontar na comida, certo?

Assim, existem diversas formas para controlar o estresse. Tem gente que recorre à meditação, ao yoga, caminhada e etc, portanto, você pode adaptar para o que faz mais sentido para você. O álcool e o chocolate ainda podem parecer uma alternativa tentadora, mas não são nada úteis para a perda de peso, por isso, evite.

Conte com a Rio Norte Saúde

A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que está sempre preparada para te ajudar a manter a sua saúde em dia. Com um corpo clínico especializado, são mais de 15 especialidades e diversos tipos de exames realizados no mesmo local. Agende agora mesmo a sua consulta com um nutricionista em Madureira!