5 tratamentos para varizes que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 3 minutos

As varizes são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele e causam incômodos físicos e estéticos, principalmente para as mulheres. Mas, a boa notícia é que existem diferentes opções de tratamentos para varizes com boas taxas de sucesso. No entanto, nem todo mundo conhece a maioria deles. Se esse for o seu caso, continue a leitura.

O que são e quais as causas das varizes?

Antes de falar sobre quais as opções de tratamento, vamos entender melhor o que são e quais as causas para o desenvolvimento das varizes. É possível dizer que as varizes são vasos sanguíneos superficiais do corpo humano que sofrem um processo de deformação.

Essa deformação deixa as veias tortuosas e dilatadas, tornando-as visíveis na pele em tons azulados e/ou arroxeados. As varizes primárias são influenciadas por tendência hereditária e as secundárias por doenças adquiridas no decorrer da vida. Os sintomas incluem:

  • dores;
  • coceira;
  • ardência;
  • câimbras;
  • dormência;
  • sensação de peso e inchaço.

As varizes acometem os membros inferiores (pernas) e, assim como os tratamentos para varizes podem variar, as causas para o desenvolvimento da condição, também. Os principais fatores são: predisposição genética, gravidez, idade avançada, coágulos de sangue, veias danificadas, vasos sanguíneos anormais, entre outros.

Veias dilatadas? Confira 5 opções de tratamentos para varizes

Hoje em dia, existem diferentes opções para o tratamento das varizes nas pernas. De modo geral, os cinco mais importantes são: microcirurgia, termoablação, escleroterapia, laser transdérmico e safenectomia tradicional. Entenda melhor como funcionam.

Microcirurgia

Para varizes de pequeno/médio porte, a microcirurgia é um procedimento minimamente invasivo que possibilita a retirada da veia varicosa através de incisões mínimas que não necessitam de sutura. O pós-operatório é tranquilo e a cicatrização, rápida.

Termoablação

A termoablação é um dos tratamentos para varizes e tem demonstrado excelentes resultados. O procedimento consiste na aplicação de calor na veia safena, fazendo com que ela pare de funcionar. O tratamento é feito sem incisão e orientado por ultrassom.

Escleroterapia

A escleroterapia é uma das principais opções de tratamento para pacientes com varizes. O procedimento consiste na aplicação de uma substância secante diretamente nas varizes. A tradicional é feita com aplicação de glicose, mas também existe a opção com espuma.

Laser transdérmico

O laser transdérmico possibilita a aplicação de um feixe de luz diretamente nas varizes, que acabam sumindo em decorrência do calor emitido. Esse tipo de laser pode ser aplicado isoladamente, ou então, realizado em conjunto com a escleroterapia.

Safenectomia tradicional

A safenectomia tradicional é indicada para veias extremamente tortuosas e dilatadas, com funcionamento comprometido. O procedimento consiste na remoção da veia safena. É um procedimento mais agressivo, mas com excelentes resultados a longo prazo.

O médico angiologista, especialista em doenças do sistema circulatório, é o profissional responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com varizes.

Consulte um angiologista da Rio Norte Saúde em Madureira

As varizes são incômodas, mas têm tratamento. O ideal é consultar um angiologista em Madureira para identificar a melhor conduta. Na Rio Norte Saúde temos especialistas no assunto prontos para orientá-lo. Agende agora sua consulta.