5 hábitos de vida saudáveis ​​para o coração

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Embora os avanços médicos tenham feito bastante progresso, as doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte no mundo inteiro. Nesse sentido, é muito comum ouvir falar sobre prevenção, que é considerada a melhor forma de combater as condições que afetam o músculo mais importante do corpo humano e os vasos sanguíneos. Para tanto, existem alguns hábitos de vida saudáveis ​​para o coração que podem ser seguidos e você confere no artigo de hoje quais são eles!

Conheça 5 hábitos de vida saudáveis ​​para o coração

Quando se trata de doenças cardiovasculares, sem dúvidas, grande parte dos avanços que influenciaram decisivamente na melhoria da sobrevida e da qualidade de vida dos pacientes a longo prazo foram a prevenção e a detecção precoce da condição.

As medidas de prevenção são essenciais e visam conscientizar o paciente sobre o risco de sofrer algum problema do coração, consistindo em capacitá-lo no controle de sua saúde. Por outro lado, a principal forma de detectar a presença de fatores de risco e diagnosticar precocemente uma doença cardiovascular é por meio de check-ups regulares realizados junto com um cardiologista em Madureira.

Esses fatores de risco incluem genética, colesterol, hipertensão, diabetes, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo e até estresse. Por esse motivo, é importante que o paciente tenha conhecimento de quais são os hábitos de vida saudáveis para o coração, de modo a dar ênfase especial à sua implementação.

Dito isso, confira a seguir 5 desses hábitos para começar a colocar em prática agora mesmo:

Pratique exercícios físicos

Uma das fórmulas para melhorar a saúde cardiovascular é a prática esportiva. Evitar um estilo de vida sedentário por meio de exercícios físicos frequentes é uma das ferramentas de prevenção mais eficazes. Porém, vale ressaltar que é aconselhável fazer uma revisão cardiológica para estabelecer um plano de treinamento, principalmente para determinar o tipo de exercício que melhor se adapta às suas necessidades.

No geral, caminhar e passear é altamente recomendado, e o indicado é praticar uma atividade de intensidade moderada durante 150 minutos por semana.

Tenha uma alimentação equilibrada

Se queremos levar uma vida saudável e reduzir os riscos cardiovasculares, é necessário ter uma alimentação equilibrada e balanceada. Por isso, reduza a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol. Também evite alimentos industrializados e aumente o consumo de todos os tipos de peixes, carnes magras e alimentos ricos em fibras como frutas, legumes, verduras, legumes e cereais.

Da mesma forma, é muito importante beber pelo menos 1,5 litro de água por dia e reduzir o consumo de alimentos ricos em sal e açúcar, pois ambos são prejudiciais ao sistema cardiovascular.

Consuma álcool moderadamente

Em geral, o consumo de álcool não deve ser recomendado, principalmente se for em excesso. Porém, e especificamente em relação ao consumo de vinho tinto, possíveis benefícios cardiovasculares têm sido relacionados a ele. 

Portanto, você pode até consumir álcool, desde que de forma moderada. Lembre-se que o abuso de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão arterial e causar arritmias cardíacas.

Evite estresse crônico e conflito emocional

Muitas vezes, é inevitável não se estressar com situações do dia a dia, seja no ambiente pessoal, familiar ou de trabalho. Porém, casos de estresse e ansiedade contínuos influenciam negativamente o coração e podem desencadear hipertensão e arritmias. 

Por esse motivo, é fundamental aprender a relaxar e levar a vida com uma filosofia positiva. Dessa forma, pode ser de grande ajuda aprender técnicas que facilitem a canalização e o gerenciamento do estresse, como ioga ou pilates, por exemplo.

Faça um check-up cardiovascular anual

Levar uma vida ativa, com uma alimentação balanceada, descansar bem, saber administrar adequadamente o estresse e controlar os fatores de risco que nos predispõem às doenças cardiovasculares é realmente muito importante. Porém, mesmo com tudo isso, um dos principais hábitos de vida saudáveis ​​para o coração é justamente fazer um check-up anual. 

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