Barriga Estufada? Conheça as Causas e Como Tratar

Tempo de leitura: 3 minutos

A distensão abdominal, barriga estufada ou barriga inchada é uma condição que quase todo mundo já teve, ao menos, uma vez na vida. Pode ser apenas uma reação normal do organismo, ou então, um sintoma de alguma doença ou condição médica. E quais são as causas e como tratar a barriga estufada? A seguir, confira possíveis causas e tratamentos.

Excesso de gases

Uma das causas mais comuns para o estufamento da barriga é o excesso de gases. O consumo de alguns tipos de alimentos, como os muito gordurosos ou doces, frituras, alimentos muito condimentados e com temperos em excesso, por exemplo, podem estimular a formação de gases intestinais que, por sua vez, podem dilatar o abdômen.

Tratamento para excesso de gases

O tratamento para o excesso de gases envolve, basicamente, mudanças nos hábitos: comer mais devagar, evitar os alimentos que estimulam a formação dos gases. Alguns chás naturais e medicamentos também podem aliviar o sintoma.

Menstruação

A barriga inchada durante a menstruação também é um quadrado bastante comum. Uma das causas é o acúmulo de líquidos na região abdominal, que geralmente desaparece naturalmente, mas que pode ser aliviado com auxílio de tratamento específico.

Tratamento para barriga estufada na menstruação

O consumo de alimentos e chás diuréticos, por exemplo, pode ser indicado para o tratamento da barriga estufada durante a menstruação. Mas, é importante consultar um médico para ter orientação especializada e aliviar com segurança o desconforto.

Prisão de ventre

Prisão de ventre

A dificuldade persistente para evacuar é chamada de constipação ou prisão de ventre e pode ser uma das causas para a barriga estufada. A prisão de ventre pode ser causada por baixo consumo de fibras, falta de atividade física e pouca ingestão de água.

Tratamento para prisão de ventre

Beber mais água, consumir alimentos ricos em fibra e realizar atividades físicas pode normalizar a evacuação. Caso o problema persista, é fundamental consultar um médico que poderá orientar um tratamento mais específico para alívio dos sintomas.

Ascite

Problemas no fígado, como cirrose hepática, podem ocasionar acúmulo de líquidos no abdômen, condição conhecida como ascite, assim como alterações no fígado e baço. E a ascite é também uma das causas prováveis para o estufamento da barriga.

Tratamento para ascite

O tratamento da ascite inclui o controle das causas subjacentes. O ideal é consultar um gastroenterologista, que pode recomendar medicamentos, mudanças alimentares e, até mesmo, a remoção do líquido em excesso que se acumula no abdômen.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável causa desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre, assim como sensação de barriga inchada e uma real distensão do volume abdominal, ou seja, deixa a barriga estufada e uma sensação desconfortável.

Tratamento para síndrome do intestino irritável

O tratamento da síndrome do intestino irritável envolve controle da dieta e estresse e mudanças no estilo de vida. Em alguns casos, os pacientes precisam de medicação e terapia para controlar a doença e seus sintomas, como o inchaço da barriga.

Agende sua consulta na Rio Norte Saúde

Está sentindo a barriga estufada com frequência? O ideal é consultar um médico. Na Rio Norte Saúde você encontra os melhores especialistas, agende agora uma avaliação.