Geriatria em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

Geriatria em Madureira, Rio de Janeiro - RJ

A geriatria em madureira é uma especialidade da medicina que lida com pacientes idosos, estudando as alterações do processo natural de envelhecimento. Desta forma, promove a saúde e auxilia na prevenção, diagnósticos e tratamento de doenças da terceira idade.

Como o envelhecimento influencia no comportamento orgânico, os idosos apresentam algumas especificidades e, portanto, precisam de abordagens distintas. Assim, o geriatra é especializado no cuidado e atendimento de pacientes que costumam ter problemas de saúde únicos e que, ao adoecer, reagem de modo diferente dos pacientes mais novos.

Como atua o geriatra?

O geriatra é um médico que tem o conhecimento necessário sobre os diversos sistemas e órgãos do corpo humano e está apto para atender o idoso e fazer o acompanhamento e controle de doenças crônicas. A consulta, de modo geral, leva mais tempo, pois a avaliação clínica é bem ampla, incluindo a avaliação de questões psicossociais e testes para verificar a capacidade física e a memória do paciente.

A geriatria em madureira lida com doenças comuns nesta fase da vida, como diabetes, depressão, incontinência urinária, demência e hipertensão arterial. Ou seja, perda de equilíbrio e alterações de memória são apenas alguns dos problemas que demandam auxílio do geriatra. Esse médico ainda tem o papel orientar formas de prevenir doenças e contribuir para que o paciente tenha um envelhecimento saudável. Assim, o idoso poderá se manter ativo e independente durante o maior tempo possível.

A prescrição de medicamentos também deve ser feita pelo geriatra que, por entender melhor a estrutura corporal e metabolismo dos idosos, consegue indicar os melhores remédios que são apropriados nesta idade.

O que o geriatra vai tratar?

A função da geriatria em madureira é cuidar dos idosos garantindo uma vida mais saudável para eles. Desta maneira, o geriatra trata de cuidar da saúde do paciente de modo preventivo, acompanhando o processo de envelhecimento e conduzindo o diagnóstico de doenças que podem vir a acometê-lo. Além, é claro, de indicar os melhores tratamentos para cada caso, quando forem necessários. Assim, o geriatra também é conhecido como o clínico geral do idoso, pois faz todo o acompanhamento que o paciente precisa e pode atuar em conjunto com profissionais de outras áreas, como psicólogos, nutricionistas, terapeutas e outros, fornecendo um atendimento completo.

Saúde geriátrica

É natural que, conforme as pessoas envelhecem, a saúde delas acabe se tornando mais frágil. Isso significa que existe uma série de preocupações com os idosos que precisam ser tratadas pelos geriatras. A demência, sem dúvidas, é uma dessas preocupações, uma vez que pode comprometer as habilidades cognitivas dos idosos. Mas, além disso, alguns dos outros casos são:

  • Diabetes tipo II;
  • Lesões causadas por quedas;
  • Artrite;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas de visão e cegueira;
  • Depressão.

Com qual idade e quando consultar um geriatra?

Culturalmente, existe a ideia de que só pessoas mais velhas precisam passar por consulta com o geriatra, porém a verdade é que não existe uma idade certa para procurar esse profissional. Inclusive, quanto mais cedo melhor. A maior parte dos pacientes que procuram pelo especialista em geriatria em madureira tem mais de 60 anos, porém o recomendado é que, a partir dos 40 anos, consultas periódicas sejam marcadas de maneira preventiva.

Por se tratar de uma fase mais frágil, durante a velhice os pacientes devem receber o acompanhamento médico periódico. Isso é essencial para garantir uma boa qualidade de vida por um período mais longo. Além disso, também é importante contar com um médico geriatra de confiança para acompanhar o processo natural de envelhecimento e de doenças comuns dessa fase da vida.

Principais exames que podem ser solicitados

Atualmente, com os avanços da medicina, os idosos seguem sendo bastante ativos. Contudo, é preciso lembrar que com o passar dos anos o organismo das pessoas se torna mais suscetível a desenvolver diversos problemas, exigindo maiores cuidados. Assim, para fazer uma avaliação completa do estado de saúde do paciente, fechar o diagnóstico de alguma doença ou até mesmo acompanhar o desenvolvimento da mesma e a eficiência do tratamento, o geriatra pode pedir uma série de exames. Entre eles:

  • Hemograma completo;
  • Glicemia em jejum;
  • Colonoscopia;
  • Ultrassonografia;
  • Radiografia de tórax;
  • Eletrocardiograma (ECG);
  • Eletroencefalograma (EEG);
  • Ecocardiograma;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância Magnética.

Para mulheres, ainda podem ser pedidos a mamografia e exames ginecológicos, enquanto para homens o exame de próstata pode ser recomendado.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Como saber se as queixas são decorrentes da idade ou se pode indicar alguma doença?

É fundamental buscar um geriatra ao apresentar qualquer sintoma ou sinal de desconforto, dor e outros. O médico poderá fazer o diagnóstico correto e, assim, é possível descobrir se o que você sente é por conta da idade ou de alguma doença. O especialista em geriatria em madureira também está apto para prescrever medicamentos ou indicar o que pode ser feito para melhorar as suas queixas.

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato