Densitometria óssea em Madureira - RJ

Densitometria óssea em Madureira - RJ

A densitometria óssea em Madureira é um exame que possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante a um raio-X, que mede com rapidez e precisão a densidade mineral dos ossos. É comumente usado para analisar possíveis perdas de massa óssea que podem indicar osteoporose, possibilitando a prevenção e combate à essa doença que aumenta o risco de fraturas. Esse procedimento utiliza aparelhos sofisticados avalia as áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas, como a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio.

Quando a densitometria óssea em Madureira é indicada?

No geral, a densitometria óssea em Madureira é indicada para pacientes do sexo feminino a partir dos 65 anos e masculino a partir dos 70, que é quando 30% das mulheres e 13% dos homens poderão sofrer fraturas por osteoporose. No entanto, esse exame também pode ser solicitado pelo médico para pacientes mais novos que tiveram uma fratura prévia, apresentam baixo peso, tenham doenças ou façam uso de medicamentos que aumentam o risco de osteoporose ou ainda para monitorar a doença já diagnosticada e a eficácia do tratamento.

O exame também pode ser solicitado pelo pediatra para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente, a fim de avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura que o paciente tem.

Existem contraindicações?

Sim! Por conta da radiação, mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não podem realizar exame. Além disso, pacientes que fizeram exame com contraste de iodo ou bário devem aguardar uma a duas semanas, dependendo do contraste utilizado, para realizar a densitometria óssea em Madureira. Outros exames, como os de cintilografia, devem ter o intervalo de eliminação determinado pelo médico.

Para pacientes que têm prótese em um fêmur, é feita a avaliação do outro. Já em quem tem prótese na coluna, a análise do fêmur e do antebraço são realizadas.

Preparação para o exame

No dia da realização do exame de densitometria óssea em Madureira você pode se alimentar normalmente. No entanto, é recomendado que o paciente não tome nenhuma suplementação de cálcio por pelo menos 24 horas antes. Também é importante evitar o uso de roupas com botões ou fivelas de metal, bem como joias, cintos e sutiãs com aros de ferro.

Como é feita a densitometria óssea em Madureira?

Trata-se de um exame bastante simples e rápido que dura em média 5 minutos para coluna e fêmur e 10 minutos para corpo total. Além disso, é indolor. O paciente deverá deitar no aparelho e posicionar as suas pernas em um suporte de esponja, alinhando sua pelve e a coluna vertebral. O laser do aparelho, então, passará irá digitalizar seus ossos e medir a quantidade de radiação absorvida por eles.

Após a Densitometria óssea em Madureira, a principal complicação que pode ocorrer é hemorragia. Por esse motivo, é importante ficar atenta caso haja um sangramento abundante e de cor vermelho vivo. Outras complicações possíveis ainda dessa cirurgia são corrimento vaginal esverdeado ou com odor fétido, dor na região inferior da barriga, desconforto ou coceira na genital e febre acima de 38º C.

O exame será feito em pelo menos dois ossos diferentes que, geralmente, são do quadril e da coluna vertebral. Já em pacientes pediátricos, é realizada a varredura do corpo inteiro e da coluna.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Valor do exame:

R$ 85,00

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato