Categories: Amamentação

Varizes: quando consultar um angiologista?

Tempo de leitura: 2 minutos

Inchaço, coceira, ardência, dormência, câimbras, sensação de peso, inchaço e dores nas pernas. Se você está com algum desses sintomas, saiba que consultar um angiologista é fundamental para obter um diagnóstico confiável e iniciar o tratamento adequado. 

Mas, muitos pacientes têm dúvidas sobre quando consultar um angiologista em caso de varizes. Se esse for o seu caso, confira a seguir algumas dicas valiosas. 

O que faz um angiologista?

Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor o que é e o que faz um angiologista. O angiologista é um médico especializado em angiologia, especialidade médica que é responsável por cuidar dos vasos (artérias, veias, sistema linfático) do sistema circulatório. 

Enquanto os vasos sanguíneos transportam o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo, abastecendo nosso organismo com oxigênio e nutrientes, o sistema linfático atua na área imunológica. E qual a relação entre angiologia e varizes?

As varizes acometem as veias que são responsáveis por transportar sangue rico em gás carbônico dos órgãos e membros inferiores para o coração e os pulmões. A condição consiste na dilatação dessas veias, que torna esse processo ineficiente. 

Sendo assim, o médico angiologista é o profissional especializado nessa condição e deve ser procurado sempre que o paciente apresentar sintomas característicos de varizes. 

7 indicativos de varizes para avaliação de um angiologista

Os sintomas de varizes são bastante característicos. Além disso, a condição faz com que as veias fiquem mais tortuosas, dilatadas e com coloração azulada e/ou arroxeada. Quando não tratadas, as varizes podem representar riscos aos pacientes, evoluindo para:

  • úlcera varicosa;
  • embolia de pulmão;
  • trombose venosa profunda.

Por esse motivo, é importante saber quando consultar um angiologista. Para que isso seja possível, conhecer os sintomas de varizes é imprescindível. Inchaço, coceira, ardência, dormência, câimbras, sensação de peso e inchaço e dores nas pernas são os principais. 

As varizes prejudicam a autoestima e, principalmente, a qualidade de vida dos pacientes. Para evitar as complicações citadas, consultar um angiologista em Madureira o quanto antes é primordial. Em relação às opções de tratamentos para varizes, cinco se destacam. 

Microcirurgia, termoablação, escleroterapia, laser transdérmico e safenectomia tradicional são procedimentos com excelentes resultados no tratamento das varizes e alívio dos sintomas. A escleroterapia, por exemplo, é um dos mais indicados. 

Agende sua consulta com um angiologista em Madureira

Na Rio Norte Saúde você encontra atendimento de qualidade e médicos especialistas em varizes em Madureira. Nossa equipe é composta por angiologistas com ampla experiência no assunto e no tratamento dessa condição que pode prejudicar sua qualidade de vida. Para fazer uma avaliação completa, agende agora uma consulta com um dos nossos médicos. 

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023