Ortopedia

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Tempo de leitura: 5 minutos

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e saber exatamente quais são as características de cada uma é imprescindível. Então, qual a diferença entre artrite e artrose? Basicamente, podemos dizer que uma corresponde a um quadro de processo inflamatório, enquanto a outra é uma doença degenerativa marcada por um processo de degeneração articular.

O que causa a artrite?

Vamos começar falando sobre artrite. Artrite é um processo inflamatório que atinge uma ou mais articulações do corpo. Em geral, é mais comum nos joelhos e cotovelos, sendo o tipo mais comum de artrite a chamada artrite reumatoide, que pode afetar diversas articulações.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do próprio paciente passa a atacar o tecido que envolve as articulações. O não tratamento da doença pode levar à destruição das juntas, provocando deformidades e limitações.

Também é possível destacar a artrite psoriática, que além de inflamar as articulações, também causa lesões de pele. A artrite gotosa, por sua vez, é caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico na articulação. De modo geral, os principais sintomas da artrite são:

  • Dor nas articulações;
  • Inchaço no local acometido;
  • Dificuldade de movimento na articulação;
  • Rigidez no corpo, em especial durante as manhãs.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia se baseia no que diz o Colégio Americano de Reumatologia: o diagnóstico de artrite reumatóide deve ser feito quando pelo menos quatro dos seguintes critérios forem identificados por pelo menos 6 semanas:

  • Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora;
  • Artrite em pelo menos três áreas articulares;
  • Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão);
  • Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito);
  • Presença de nódulos reumatóides;
  • Presença de Fator Reumatóide no sangue;
  • Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.

A artrite reumatoide é mais comum em mulheres, costuma aparecer entre os 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Qual é a causa da artrose?

Se a artrite é processo inflamatório que atinge uma ou mais articulações do corpo, a artrose é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, tecidos responsáveis por proteger as articulações. Esse desgaste aumenta o atrito entre os ossos, causando sintomas como:

  • Dor;
  • Desconforto;
  • Deformação;
  • Inflamação;
  • Dificuldade de movimento.

Algumas pessoas não consideram a artrose uma doença, mas sim um fenômeno natural ao qual qualquer pessoa está suscetível. De toda forma, a artrose ou osteoartrose, como também é conhecida, é o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações.

E esse desgaste acontece de forma natural conforme vamos envelhecendo. A artrose primária se manifesta após o uso excessivo de uma ou mais articulações e, além de danos à cartilagem, também provoca degeneração do líquido e da membrana sinovial.

Já a artrose secundária é motivada por uma condição ou doença preexistente, como diabetes, obesidade, gota ou trauma repetido. O envelhecimento é, sem sombra de dúvida, o principal responsável pela artrose, que também pode ser causada por:

  • Obesidade;
  • Histórico familiar;
  • Traumas (quedas, torções, pancadas);
  • Falta de força, principalmente nas pernas;
  • Esportes que demandam movimentos frequentes;
  • Atividades que possam sobrecarregar as articulações.

A inflamação das articulações provoca rigidez matinal. Com o passar do tempo e a progressão da doença, a cartilagem articular é destruída, causando deformidades que costumam acometer as articulações periféricas, como dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete).

O diagnóstico da artrose é baseado na avaliação do conjunto de sintomas e pelo exame físico. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma radiografia simples da articulação envolvida. O objetivo é evidenciar as alterações decorrentes da doença na cartilagem e ossos adjacentes e diferenciar a artrose de outras doenças articulares.

Como tratar artrite e artrose?

De forma resumida, a diferença entre artrite e artrose pode ser explicada da seguinte forma: artrite é uma inflamação da articulação que aumenta o atrito entre os ossos, enquanto artrose é um processo degenerativo que destrói a cartilagem articular.

E como são coisas diferentes, o tratamento também é diferente, certo? Mais ou menos. No tratamento da artrite, o médico muitas vezes recomenda o uso de anti-inflamatórios, corticóides e drogas modificadoras do curso da doença, como medicamentos imunossupressores.

Em alguns casos, pode ser recomendado a cirurgia. O procedimento mais indicado é a sinovectomia, que consiste na limpeza do tecido inflamatório, que causa a sinovite. Fisioterapia e terapia ocupacional também são tratamentos complementares que ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente.

O tratamento da artrose também é baseado em medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para alívio da dor causada pela doença. Fisioterapia para fortalecer a articulação e melhorar o movimento também é importante.

No tratamento da artrose, a cirurgia geralmente é indicada para artrose no joelho. A artroscopia, por exemplo, promove a limpeza de dentro do joelho, removendo resíduos de lesões de cartilagem ou menisco e fragmentos ósseos.

Faça tratamento para artrite ou artrose com a equipe da Rio Norte Saúde

O tratamento da artrite e da artrose costuma envolver tanto o reumatologista quanto o ortopedista. Por esse motivo, é importante que o acompanhamento do quadro seja realizado em uma clínica especializada e, além disso, multidisciplinar.

A Rio Norte Saúde, por exemplo, é composta por profissionais que atuam em diferentes especialidades para garantir o atendimento integral de cada paciente levando em conta sexo, idade, condição de saúde, sintomas, doenças e histórico familiar.

Nosso corpo clínico é formado por profissionais com ampla experiência e conhecimento técnico nas suas áreas de atuação. Agende agora uma consulta e saiba mais.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023

Dermatologia Além da Estética: Qual o Papel Dessa Especialidade?

Quando pensamos em dermatologista, logo vem à mente os cuidados com a pele e a aparência, não é mesmo? Mas,…

14 de março de 2023