Endocrinologista

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

Tempo de leitura: 3 minutos

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Uma das complicações comuns em pacientes com a doença é o pé diabético, que também está relacionado a um quadro de nefropatia diabética. Embora seja comum, o pé diabético pode resultar na necessidade de amputação do membro. Por esse motivo, deve ser evitado e tratado adequadamente.

O que caracteriza a diabetes?

Para princípio de conversa, vamos entender um pouco mais sobre o que é diabetes. Basicamente, diabetes é uma doença na qual o nosso corpo não produz de forma suficiente ou não consegue empregar a insulina que é produzida pelo organismo.

E como o papel da insulina é controlar a quantidade de glicose, o paciente com diabetes têm níveis elevados de açúcar no sangue. A diabetes pode ser de três tipos.

Diabetes tipo 1

Ocorre quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células betas, fazendo com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada para o corpo, e a glicose, ao invés de ser usada como energia, fique concentrada no organismo. É comum na infância e adolescência.

Diabetes tipo 2

É um tipo de diabetes no qual o organismo não consegue aproveitar a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. É mais comum em adultos.

Diabetes gestacional

Já a diabetes gestacional é caracterizada pelo aumento da resistência insulínica como resultado dos hormônios gestacionais.

Em geral, os principais sintomas relacionados ao quadro de diabetes incluem: fome e sede frequentes, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito.

O que é (e como evitar) o pé diabético?

Pé diabético é uma expressão utilizada para falar sobre alterações que acometem tanto o interior quanto o exterior dos pés de pessoas que têm diabetes. Caso não seja tratado corretamente, é um problema grave que pode causar úlceras e amputação do membro.

O paciente que é acometido pelo pé diabético pode apresentar uma série de sintomas e sinais de alerta. Por esse motivo, o paciente com diabetes deve sempre ficar atento para:

  • Pés com úlceras (feridas);
  • Pés que parecem queimar;
  • Pés com formigamento;
  • Pés com coloração diferente da normal;
  • Pés mais quentes ou frios do que a temperatura ambiente;
  • Pés que parecem estar mudando de formato, ou deformados;
  • Pés inflamados ou infeccionados, especialmente após ferimento.

E como o pé diabético é um quadro muito comum quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) no sangue são mal controlados, evitar esses quadros é o primeiro passo para, consequentemente, evitar também o pé diabético.

Além disso, também é importante examinar os pés diariamente na busca por feridas, mantê-los sempre limpos e hidratados, não andar descalço e utilizar calçados adequados, sempre lavar e secar bem as unhas antes de cortá-las e utilizar meias sem costura.

Paciente diabético, faça acompanhamento médico da Rio Norte Saúde

Na Rio Norte Saúde você encontra um corpo clínico multidisciplinar para cuidar da sua saúde como um todo. Nossos especialistas em clínica geral, nutrição e endocrinologia estão preparados para auxiliá-lo na estabilização da diabetes, na prevenção e no tratamento do pé diabético. Agende agora uma avaliação.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023

Dermatologia Além da Estética: Qual o Papel Dessa Especialidade?

Quando pensamos em dermatologista, logo vem à mente os cuidados com a pele e a aparência, não é mesmo? Mas,…

14 de março de 2023