Ginecologia / Obstetricia

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema reprodutor feminino. Neste cenário, muitas mulheres têm uma dúvida comum: quando devo procurar o ginecologista? A verdade é que consultar o consultório ginecológico regularmente deve fazer parte da rotina de toda mulher. Mas, sem sombra de dúvidas, existem algumas situações específicas que demandam mais atenção.

Corrimento anormal

O corrimento vaginal, por si só, não é um problema. Isso porque é resultado do processo de lubrificação natural do corpo. Por esse motivo, a simples presença de corrimento na calcinha não é motivo para pânico e preocupação.

Mas, atenção: quando o corrimento possui coloração amarelada ou esverdeada, cheiro ruim ou mesmo aumenta de volume, pode ser um sinal de algum tipo de infecção causada por fungo ou bactéria, por exemplo, e deve ser investigado.

Nesse caso, é necessário consultar um ginecologista que possa avaliar o caso, solicitar exames adequados e fechar um diagnóstico preciso para, então, indicar o tratamento.

Ciclo menstrual desregulado

As alterações no ciclo menstrual talvez estejam entre os principais fatores que levam as mulheres aos consultórios ginecológicos. Afinal, embora no início da vida menstrual até seja comum ter ciclos desregulados, após a puberdade é esperada uma regulação no ciclo.

Sendo assim, se após a puberdade o seu ciclo ainda não estiver regulado, o ideal é consultar o ginecologista para uma avaliação. Ciclos menstruais desregulados podem indicar ovário policístico, menopausa precoce e puberdade tardia.

Além disso, esse tipo de alteração também pode indicar alguma doença ou alteração mais grave, que demanda um acompanhamento especializado e tratamento específico.

Dificuldade para engravidar

Chamamos de infertilidade os casos em que a mulher apresenta dificuldade para engravidar, apesar de uma frequência sexual regular e desprotegida por pelo menos um ano. O quadro pode ser consequência de fatores masculinos e femininos.

Então, se você se pergunta quando devo procurar o ginecologista, saiba que a dificuldade para engravidar é um dos motivos que justificam uma consulta com o especialista. De modo geral, as causas do problema incluem ovários policísticos, alterações de tireoide, alterações da prolactina, uso de medicamentos e até falência ovariana precoce.

O ginecologista irá avaliar o caso através do relato da paciente, exames físicos clínicos, laboratoriais e exames de imagem.

Feridas ou verrugas na região genital

A presença de feridas e verrugas em qualquer parte do corpo, especialmente na região genital, merece atenção porque existe uma série de doenças sexualmente transmissíveis que podem provocar esse tipo de quadro.

O HPV, por exemplo, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, e pode evoluir para câncer. O acompanhamento ginecológico, portanto, é imprescindível para o diagnóstico e tratamento da doença.

Desconforto durante o sexo

Não é normal sentir desconfortos durante a relação sexual. Secura vaginal, dor durante a penetração e dificuldade de chegar ao orgasmo, assim como sangramentos, são algumas das queixas relatadas por mulheres.

O acompanhamento ginecológico tem como objetivo, primeiro, identificar e tratar a causa para que, então, seja possível garantir que a mulher sinta prazer durante as relações.

Precisa de ginecologista em Madureira? Consulte a Rio Norte Saúde

A clínica Rio Norte Saúde é referência em atendimento multidisciplinar. Nosso corpo clínico é composto por profissionais qualificados em diferentes áreas. Entre em contato e agende sua consulta com ginecologista.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023

Dermatologia Além da Estética: Qual o Papel Dessa Especialidade?

Quando pensamos em dermatologista, logo vem à mente os cuidados com a pele e a aparência, não é mesmo? Mas,…

14 de março de 2023