Anticorpos HTLV-I/II em Madureira

Anticorpos HTLV-I/II em Madureira

Fazer o exame de anticorpos HTLV-I/II em Madureira é muito importante, e saber o porquê de fazê-lo é essencial.

O HTLV é um retrovírus da mesma família que o HIV (que causa a AIDS) e infecta linfócitos T humanos, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do corpo. Foi isolado em 1980 de um tipo raro de leucemia e é mais comum em certas regiões geográficas específicas, como Japão, Caribe e alguns países africanos. No Brasil, é um problema de saúde pública, embora o número de pessoas infectadas seja proporcionalmente baixo. Existem dois tipos desse vírus: HTLV-I e HTLV-II. O primeiro está associado a doenças neurológicas graves e degenerativas (paralisia espástica tropical) e doenças hematológicas, como leucemia e linfoma de células T do adulto (ATL). Polimiosite, poliartrite, uveíte e dermatite são doenças que parecem estar associadas a esse tipo de vírus. Na clínica Rio Norte Saúde você pode fazer os dois exames, chamado de anticorpos HTLV-I/II em Madureira.

Como essa doença é transmitida? E quais seus sintomas?

A transmissão do vírus ocorre através do sexo sem preservativo com uma pessoa infectada, compartilhamento de seringas e agulhas ao usar drogas, e de uma mãe infectada para um bebê recém-nascido (também chamado de transmissão vertical), principalmente através da amamentação. Evitar doenças não é difícil. Apenas use preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhe uma seringa, agulha ou outro objeto pontiagudo com ninguém. O preservativo está disponível gratuitamente na rede de saúde pública.

A maioria das pessoas infectadas com HTLV não apresenta sintomas ao longo da vida. Porém, um pequeno número de pessoas infectadas pode desenvolver sintomas clínicos graves, como certos tipos de câncer, além de problemas nos músculos (polimiosite), articulações (artropatias), pulmões (pneumonia linfocítica), pele (várias dermatites), área dos olhos (uveíte) olho), além da síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que destrói as glândulas que produzem lágrimas e saliva.

Como é feito o exame de Anticorpos HTLV-I/II em Madureira?

O exame é simples e feito via coleta sanguínea. É coletada uma pequena quantidade de sangue e testada logo em seguida. Em poucas horas o resultado sai. Geralmente o exame de Anticorpos HTLV-I/II em Madureira é pedido para pessoas que irão doar sangue ou possuem HIV.

Após os exames de triagem, geralmente utilizando o teste de Elisa, existe uma necessidade da realização do teste para confirmar e diferenciar anticorpos anti-HTLV-I e anti-HTLV-II.

Pré-agende sua consulta

Agendamento Online

de Consulta

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

Agendar

Valor do exame:

R$ 560,00

Tratamento e prevenção

O tratamento é direcionado à doença relacionada ao HTLV. A pessoa deve ser monitorada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, em instalações especializadas para o diagnóstico e tratamento precoces de doenças relacionadas ao HTLV.

É recomendável usar preservativos masculinos ou femininos (disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde) em todas as relações sexuais, em vez de compartilhar seringas, agulhas ou outros objetos pontiagudos. A amamentação também é contraindicada (recomenda-se o uso de inibidores da lactação e fórmulas para o leite infantil). Faça seu exame de Anticorpos HTLV-I/II em Madureira com a Rio Norte Saúde!

Pergunte ao Doutor

Pergunte ao
Doutor

Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
Whatsapp Ligar Entre em contato