Problemas no joelho, como dores, são uma queixa comum de pessoas de todas as idades, podendo ser resultado de uma lesão ou condição médica, por exemplo. Isso porque é um ponto de contato frequente durante acidentes traumáticos e é propenso ao desgaste devido à sua natureza de sustentação de peso. A ultrassonografia de joelho em Madureira, então, possui diversas indicações e é altamente eficaz para diagnosticar doenças. Dessa forma, é um exame solicitado pelo médico para a avaliação dinâmica principalmente dos tendões e ligamentos. A USG de joelho permite imagens de alta resolução da anatomia e das estruturas internas dessa região do corpo.
A ultrassonografia de joelho em Madureira é um exame por imagem que possibilita avaliar não só as estruturas mais superficiais da articulação, mas também a presença de derrame articular. Este procedimento serve para ajudar o médico no diagnóstico de múltiplas patologias, assim como para verificar a resposta a tratamentos que possam estar sendo realizados.
O objetivo deste exame é o estudo das lesões das partes moles periarticulares, principalmente quando envolve ligamentos, tendões, músculos e nervos periféricos. Contudo, a ultrassonografia de joelho em Madureira apresenta algumas limitações para identificar lesões relacionadas a meniscos e ligamentos cruzados, que costumam ser avaliados preferencialmente com a ressonância magnética. A USG de joelho, portanto, pode ser indicada quando o paciente sente dor ou desconforto, rompeu o ligamento, tem alguma inflamação, movimento reduzido, tumor, gota ou outras condições e sintomas.
A ultrassonografia de joelho em Madureira usa ondas sonoras para produzir imagens do interior do corpo. É um método de diagnóstico seguro, não invasivo e indolor. O paciente deverá deitar na maca com a região do joelho exposta, para que o procedimento possa ser feito. Uma pequena quantidade de gel é colocada diretamente sobre a pele e o profissional responsável pela realização do exame utilizará uma pequena sonda chamada transdutor, para movimentar lentamente em direções diferentes, a fim de captar as imagens.
Poderá ser solicitado que o paciente mova o joelho durante a digitalização, para que a área possa ser observada também enquanto estiver em movimento. A USG de joelho é rápida, tendo duração de, em média, 15 minutos. Ao final, o paciente pode limpar o gel da pele. Posteriormente, o médico radiologista examina as imagens e as interpreta, para conceber um relatório escrito no qual descreve o que observou durante o exame.
A ultrassonografia de joelho em Madureira é um exame que possibilita detectar alterações no tendão que podem acometer o joelho, como a tendinite, bem como inflamações, denominadas sinovite, e a presença de derrame articular que, basicamente, consiste no acúmulo de líquido nessa articulação.
Se o joelho ficar dolorido e inchado, a USG de joelho pode confirmar se é um caso de entesite, isto é, quando há inflamação da ligação entre o tendão e o osso. No caso de bursite, o exame pode ser utilizado para confirmar o diagnóstico dado pelo exame clínico. Ainda é possível identificar o local e a intensidade de uma lesão da cartilagem em decorrência de um processo degenerativo primário ou secundário, como artrose ou a prática excessiva de esporte.
Não há preparativos específicos necessários para a ultrassonografia de joelho em Madureira. Também não é necessário jejum. Recomenda-se, no entanto, que os pacientes cheguem com antecedência no dia do exame e vistam roupas confortáveis e que permitam fácil acesso ao joelho. Medicamentos de uso contínuo podem ser tomados normalmente, exceto se o médico fizer uma indicação expressa do contrário.
Agendamento Online
de Consulta
Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.
Valor do exame:
R$ 95,00
Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.
Gostaria de receber uma ligação gratuita?