Quais os principais tipos de ultrassonografia?

Tempo de leitura: 3 minutos

O exame de ultrassonografia em madureira, também chamado de ultrassom, é um método de diagnóstico por imagem. Ajuda na detecção de doenças e/ou alterações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas (órgãos) avaliadas.

Como é feito o ultrassom?

Os exames de ultrassom são realizados usando ondas sonoras de alta frequência (inaudíveis), que são emitidas pelo dispositivo e causam vibrações nos tecidos do corpo. As vibrações do tecido produzem um eco que é instantaneamente lido pelo dispositivo e transformado em uma imagem. Quanto maior a frequência da onda, mais nítidas são as imagens geradas pelo dispositivo ultrassônico.

O ultrassom é uma técnica que não emite radiação, ao contrário da maioria dos exames que geram diagnósticos por imagem. Os exames de ultrassom não têm contra-indicações. Mas se você tiver qualquer condição médica, informe o seu médico antes de realizar o teste. Saiba mais sobre os tipos principais de ultrassom, ou seja os mais pedidos:

Ultrassom de mamas

Assim como a mamografia, a ultrassonografia mamária é necessária porque seu diagnóstico é utilizado além da triagem mamográfica. Especialmente quando há necessidade de analisar a densidade da mama ou avaliar as alterações palpáveis ​​observadas durante o exame físico. Para as mulheres que se submetem à menopausa, a principal indicação para a ultrassonografia mamária é a avaliação dos nódulos visíveis nas mamografias. Esse tipo de ultrassom pode definir as características do nódulo, independentemente de seu componente ser sólido ou líquido.

Ultrassom obstétrico

O ultrassom obstétrico é recomendado para monitorar o desenvolvimento da criança desde as primeiras semanas até o parto, avaliar a placenta e o líquido amniótico que protege o feto. Também é possível determinar a idade gestacional e a data provável do parto. Com este teste, certos problemas fetais podem ser diagnosticados e, se forem detectados precocemente, complicações que ameaçam a vida da mãe ou do filho podem ser evitada

Para avaliar órgãos e articulações

O ultrassom além de ajudar na detecção de câncer e avaliar a saúde do bebê, também pode ser usado nas articulações, tireóide, abdômen, gônadas sexuais e outras regiões. Entre esses ultrassons, o de abdômen se sobressai, por permitir que imagens de diversos órgãos internos sejam visualizados rapidamente e sem impasses.

Onde fazer ultrassom de qualidade em Madureira?

Os exames de ultrassom podem ser realizados em alguns laboratórios particulares, clínicas de imagem,clínicas multidisciplinares como a Rio Norte Saúde, escritórios e hospitais que oferecem serviços de ultrassom. Grande parte desses exames saem no mesmo dia! Uma grande qualidade da ultrassonografia em madureira é a possibilidade de ver as imagens rapidamente, na mesma hora em que se está fazendo o exame, sem usar nenhum tipo de radiação.

Conte com a Rio Norte Saúde

Com diversos especialistas disponíveis para tratar você e sua família, você pode fazer seus exames de ultrassom aqui na Rio Norte Saúde, em Madureira. Aproveite para agendar seus exames agora mesmo e manter a sua saúde em dia. Se tiver alguma dúvida, nossos especialistas estão mais que preparados para tirar todas elas.